Barcelona0-3
Bayern de Munique UEFA Champions League 2021/22 - 1ª Rodada (Grupo E)
O Bayern de Munique goleou o Barcelona por 3 a 0 em pleno Camp Nou com 40 mil torcedores na estreia do Grupo E da UEFA Champions League.
Os visitantes foram responsáveis por dominar amplamente as ações do jogo, controlando a partida e “empurrando” cada vez mais o Barcelona para o seu próprio campo, equipe que estava tentando estratégia reativa.
Entretanto, o Bayern foi superior tecnicamente e amplamente no aspecto físico. No primeiro tempo, Thomas Muller abriu o placar. Na etapa final, Robert Lewandowski foi às redes e encaminhou a vitória. Para fechar o placar, Lewa marcou seu segundo gol e deixou Piqué no chão, simbolizando o momento do clube catalão.
Neste final de semana, o Barcelona terá pela frente o Granada (20/09, 16h) em La Liga. Já o Bayern de Munique receberá o VFL Bochum pela Bundesliga (18/09, 10h30).
Primeiro tempo
O Bayern de Munique foi responsável por controlar as ações ofensivas desde o início, buscando jogadas com muitas trocas de passe, trabalhando principalmente pelo lado esquerdo. O Barcelona se posicionou no 5-3-2 quando estava sem a bola, apostando na velocidade das transições ofensivas.
Depois de um ritmo sólido no início, os bávaros foram aumentando a intensidade aos poucos. Aos 8′, Lewandowski foi derrubado por Eric Garcia e Sane cobrou a falta, mas acabou parando na barreira.
Aos 11′, Muller acertou cruzamento na área buscando Lewandowski. Araujo pressionou e conseguiu evitar a conclusão do artilheiro. Na tentativa do contragolpe, Depay buscou Luukk de Jong na esquerda, só que Pavard estava atento e fez o corte.
O Bayern voltou a atacar aos 14′ na tabelinha de Lewandowski e Goretzka na entrada da área. Araujo novamente apareceu bem e atrapalhou a finalização, facilitando a defesa do goleiro Ter Stegen.
Alba teve a melhor chance do Barcelona na etapa inicial. Com espaço no flanco esquerdo, Sergi Roberto cruzou e Alba chutou firme no voleio que saiu por pouco.
Ter Stegen foi desafio aos 19′. Pavard fez boa jogada e cruzou na área para Sane. Na conclusão, venceu a marcação de Sergi Roberto e finalizou de pé esquerdo com força, exigindo que o goleiro do Barcelona espalmasse a bola.
Muller novamente conseguiu achar espaço na defesa adversária aos 27′ e enfiou na medida para Musiala. O atacante abriu espaço na direita, mas finalizou em cima de Pique, surgindo no momento certo para salvar o Barcelona.
Depois de amplo controle do primeiro tempo, o Bayern enfim abriu o placar aos 34′. Sane construiu pelo corredor esquerdo e deixou para Thomas Muller trazer para a entrada da área e experimentar de longe. A bola desviou em Eric Garcia e tirou Ter Stegen da trajetória.
Segundo tempo
Busquets tentou uma resposta favorável ao Barcelona logo no retorno do intervalo com de longa distância com o pé esquerdo.
Mas o Bayern de Munique logo voltou a se impor. Aos 7′, Sane e Lewandowski tabelaram na área e Sane ficou sozinho para concluir depois de deixar Garcia para trás. Mas o goleiro Ter Stegen estava atento e reagiu bem.
Aos 11′, o Bayern ampliou o placar fora de casa. Musiala experimentou de fora da área com muito espaço e acertou a trave esquerda. Na sobra, Lewandowski reagiu antes do que a defesa adversária na área e aproveitou para marar com o gol vazio.
Ronald Koeman optou por mexer bastante na equipe para os minutos finais. Gavi, Demir, Philippe Coutinho, Mingueza e o jovem estreante Baidé entraram nos lugares de Busquets, Sergi Roberto, Luuk de Jong, Eric García e Jordi Alba.
Com as alterações, o Barcelona voltou para o 4-3-3, mas com uma média de idade de 22 anos dentro de campo, algo inédito na temporada e um panorama da temporada de renovação do clube catalão.
O Barcelona tentou construir algumas chances para diminuir o dano. Mingueza jogou na grande área em lance aos 31′ tentando encontrar Depay, mas Upamecano chegou antes e facilitou para Neuer.
No minuto seguinte, Balde encontrou espaço no flanco esquerdo e acionou Philippe Coutinho. O brasileiro tentou finalizar, mas a zaga bloqueou o chute. Por fim, Balde apareceu bem novamente e cruzou rasteiro pelo centro da área, mas Sule cortou e não deixou o Bayern correr perigo.
Depois de resistir uma pequena pressão adversária, o Bayern de Munique definiu o placar. Aos 40 do segundo tempo, Gnabry fez ótima jogada individual e conseguiu concluir, acertando novamente a trave. A sobra ficou com Lewandowski e o artilheiro não perdoou, deixando Piqué no chão dentro da área e concluindo sem chances de defesa para Ter Stegen.
Coman ainda teve oportunidade de ampliar a goleada nos acréscimos ao encontrar espaço no flanco esquerdo e cruzar na área, mas nenhum jogador do Bayern apareceu para concluir.
FICHA TÉCNICA
BARCELONA 0-3 BAYERN DE MUNIQUE
Data: 14/09/2021, 16:00
Estádio: Camp Nou
Árbitro: Michael Oliver (Inglaterra)
Gols: 1T 34′ Thomas Muller (Bayern); 2T 21′ Lewandowski (Bayern); 2T 40′ Lewandowski (Bayern)
Substituições – Barcelona: Gavi (Busquets); Demir (S.Roberto); Mingueza (E.Garcia); Coutinho (Luuk de Jong); Balde (Jordi Alba)
Substituições – Bayern: Coman (Musiala); Lucas Hernández (Pavard0; Sabitzer (T.Muller); Coman (Sané); Stanisic (Sule)
Barcelona (3-1-4-2): Marc-Andre ter Stegen; Ronald Araujo, Gerard Pique, Eric Garcia; Sergio Busquets; Sergi Roberto, Frenkie de Jong, Pedri, Jordi Alba; Memphis Depay, Luuk de Jong.
Bayern de Munique (4-2-3-1): Manuel Neuer; Benjamin Pavard, Dayot Upamecano, Niklas Sule, Alphonso Davies; Leon Goretzka, Joshua Kimmich; Leroy Sane, Thomas Muller, Jamal Musiala; Robert Lewandowski.
LEIA TAMBÉM
Decisivo na vitória sobre o Palmeiras, Michael exalta força do elenco do Flamengo
Freguesia? Flamengo mantém domínio em duelos recentes contra o Palmeiras; veja números
Cano não crava renovação com o Vasco, mas afirma: “Estou 100% pensando no acesso”
Jornalista detona Palmeiras após derrota para o Flamengo: “carta fora do baralho”
Eriksen não é inscrito pela Inter de Milão na fase de grupos da Champions
TNT Sports contrata ex-Globo e mais seis profissionais para Champions League
David Luiz relembra frase marcante da Copa e avalia: “Aqui não vai ser diferente”
Neto aponta “chocolate” do Flamengo contra o Palmeiras e ironiza sobre Abel Ferreira

