Home Futebol Brasileirão pode ser paralisado caso apenas Flamengo jogue com torcida

Brasileirão pode ser paralisado caso apenas Flamengo jogue com torcida

Brasileirão manterá jogos sem a presença de público depois que 19 clubes fizeram uma reunião; Flamengo não participou desta reunião

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

O Brasileirão 2021 poderá ser paralisado devido ao imbróglio envolvendo a presença de torcida nos estádios para o returno.

PUBLICIDADE

Nesta quarta-feira (8), a Confederação Brasileira de Futebol fez uma reunião com a presença de 19 dos 20 clubes do campeonato para debater o retorno da torcida aos estádios. O Flamengo foi o único ausente do encontro.

Foi decidido que todos os jogos da Série A do Brasileirão seguirão sem a presença de público até pelo menos o dia 28 de setembro, quando uma nova reunião entre os clubes for realizada, para manter a isonomia do Campeonato Brasileiro. Com isso, o Brasileirão seguirá sem público até pelo menos 2 de outubro.

PUBLICIDADE

À princípio, foi decidido que todas as autoridades locais deverão dar aval para os times do Brasileirão jogarem com público. Caso um clube não possa entrar em campo com presença de torcida, todos os jogos do Brasileirão seguirão com portões fechados.

Brasileirão pode ser suspenso nas próximas semanas

O Atlético-MG citou na reunião que possui também uma liminar para jogar com torcida, mas fez questão de afirmar que prefere manter a isonomia do campeonato e confirmou que não fará uso desse documento nos jogos organizados pela CBF.

O Bahia chegou a sugerir que a liberação de torcida ocorresse quando 80% dos clubes pudessem jogar com a presença de público, mas a ideia acabou sendo removida depois que o acordo da liberação total ocorreu.

Caso o Flamengo jogue com torcida no Brasileirão durante o mês de setembro, o Brasileirão 2021 será suspenso, de acordo com a posição de todos os demais clubes.

PUBLICIDADE

Flamengo é o ponto discordante

Todos os 19 clubes também resolveram tomar a atitude de entrar com uma ação no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) para derrubar a liminar obtida pelo Flamengo, que permite o rubro-negro jogar com a presença de torcida em torneios organizados pela CBF.

Cabe lembrar que o Flamengo divulgou uma nota oficial antes da reunião afirmando que a presença de público nos estádios deveria ser uma decisão governamental, e por isso optou por não participar da reunião.

Nesta segunda-feira (7), a Prefeitura do Rio de Janeiro permitiu que o rubro-negro atue com a presença de público no Maracanã em três jogos, sendo dois deles contra o Grêmio, válidos pela Copa do Brasil e pelo Brasileirão.

Pouco antes, o presidente do Grêmio, Romildo Bolzan, se manifestou e deixaram claro que não entrarão em campo caso o Flamengo vá em frente com os planos de jogar a partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil, no dia 15 de setembro, com presença de torcida, algo que não ocorreu na Arena em Porto Alegre.

PUBLICIDADE

As principais críticas contra a posição individual do Flamengo vieram dos presidentes do Palmeiras (Maurício Galliote), do Corinthians (Duilio Monteiro Alves) e do Fluminense (Mário Bittencourt).