Home Futebol Juventus como campeão paulista de 1934: Federação Paulista reconhece título ao clube

Juventus como campeão paulista de 1934: Federação Paulista reconhece título ao clube

Juventus da Mooca tem seu primeiro título profissional reconhecido 87 anos depois

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.

Um dos clubes mais tradicionais, e por que não dizer, simpáticos da cidade de São Paulo finalmente tem um título para chamar de seu. O Juventus teve seu título Paulista de 1934 reconhecido pela Federação Paulista de Futebol. A cerimônia de homologação aconteceu na última quinta-feira, 23 de setembro. As informações são do ge SP.

PUBLICIDADE

O Juventus lutava pelo reconhecimento da conquista, desde 2018, através de um dossiê elaborado por um conselheiro. Agora, o clube divide o título de 34 com o Palestra Itália (atual Palmeiras).

Na década de 30, quem inicialmente organizava o Campeonato Paulista era a  APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos). Naquele momento, o futebol ainda era um esporte amador. A partir de 1933, alguns clubes “racharam” com a APEA e fundaram a  Federação Paulista de Football, que seria a entidade máxima do futebol paulista, responsável pela liga oficial e contava com o apoio político da CBD (Confederação Brasileira de Desportos), a entidade máxima do futebol brasileiro, na época. Por isso, o “racha” ocasionou as duas disputas.

PUBLICIDADE

Outro fato interessante daquele campeonato, é que a equipe da Mooca jogou a competição com o nome de Clube Atlético Fiorentino e venceu a Ponte Preta na final por por 5 a 3, na Rua Javari, com gols marcados Euvaldo, Euclydes, Raul, Bellacosa e Moacyr no histórico estádio da Rua Javari. Já em 35, o clube paulistano voltou a se chamar Juventus.

LEIA TAMBÉM

Governador de São Paulo libera torcidas nos estádios a partir de outubro

Assista os últimos gols que Pelé marcou com a camisa do Santos

Band tem interesse no Campeonato Paulista de 2022

Lembra dele? Ex-Palmeiras é anunciado como reforço de clube paulista

Copa do Brasil: CBF divulga datas e horários dos jogos das semis; veja detalhes

Daniel Alves surpreende com exigências e é descartado por quatro equipes da Série A; ultimato ocorre nesta sexta

CBF e clubes da Série A têm data marcada para definirem volta do público aos estádios

Abílio Diniz toma decisão e responde se irá investir no São Paulo