Home Futebol Messi, Maradona, Ronaldinho, Rivaldo e mais: relembre jogadores que fizeram história com a camisa 10 ocupada por Ansu Fati no Barcelona

Messi, Maradona, Ronaldinho, Rivaldo e mais: relembre jogadores que fizeram história com a camisa 10 ocupada por Ansu Fati no Barcelona

Jovem promessa do Barcelona, Ansu Fati é o novo dono da mística camisa 10 do clube

Paulo Foles
Jornalista, amante da escrita e apaixonado por esportes. Falo sobre futebol internacional, nacional e esportes americanos, principalmente NFL e NBA. Santista e apreciador do bom futebol. Twitter: @PaulFoles

Após Lionel Messi deixar o Barcelona e fechar com o PSG, a camisa 10 ficou vaga por algumas semanas. Nesta quarta-feira (1), o jovem Ansu Fati assumiu a mística camisa que já foi usada por diversos craques ao longo da história do clube.

PUBLICIDADE

Depois de 21 anos e 35 títulos no Barcelona – nem todos com a camisa 10 – Messi está com a 30 no Paris Saint-Germain. No clube da Catalunha, uma nova era começa e um dos símbolos da atual geração de ‘La Masia’ é o responsável por carregar a pesada camisa.

Confira alguns dos grandes nomes que vestiram a 10 do Barcelona:

Os primeiros ídolos com a camisa 10 foram Kubala, Suarez e o brasileiro Evaristo, entre as décadas de 50 e 60. Eles foram jogadores importantes na época e conquistaram diversas taças nacionais.

PUBLICIDADE

Em seguida, Diego Armando Maradona, um dos maiores jogadores da história, teve curta passagem com a 10 do Barcelona. Entre 1983 e 1884, ele fez 38 gols em 58 jogos e deixou o clube por conta da má relação com os dirigentes.

Pep Guardiola vestiu brevemente a 10, mas preferiu ficar com a 4. Na primeira metade da década de 90, duas grandes estrelas usaram a mística camisa: Hristo Stoichkov, ao longo da temporada 1993/94, e o brasileiro Romário, que marcou 53 gols em 84 jogos no clube.

A era de ouro da 10 do Barcelona

Ronaldinho e Messi

Depois de passar por jogadores como Gheorghe Hagi, Roger Garcia, Giovanni e Jari Litmanen, a camisa 10 iniciou uma sequência histórica: Rivaldo, Roman Riquelme, Ronaldinho Gaúcho e Lionel Messi.

PUBLICIDADE

Rivaldo era 11 inicialmente, quando foi Bola de Ouro, mas assimiu a 10 em 2000/01 e fez grande temporada. Apesar de ser um grande jogador na história do futebol, Riquelme não brilhou no Barcelona e ficou apenas uma temporada com a camisa, que em seguida teve Ronaldinho, recém-chegado do PSG, como dono. Com ela, o brasileiro conquistou duas Bolas de Ouro e uma Champions League, além de outros títulos.

Depois da ‘era Ronaldinho Gaúcho’, Messi abandonou a 19 e 30 para ser rei com a 10 a partir de 2008/09, quando venceu sua primeira Bola de Ouro. O resto é história… O argentino conquistou tudo e se tornou o maior ídolo da história do clube.

LEIA TAMBÉM

Barcelona define quem será o novo camisa 10 após a saída de Messi

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B: Confira os melhores ataques e as piores defesas da competição

Mercado da bola nacional: 15 contratações que ninguém imaginava

Léo Baptistão, Dudu, Willian, Calleri e mais: Os reforços dos quatro grandes paulistas na janela de transferências

Diego Costa, Willian e mais: veja 12 nomes que vieram da Europa para jogar no Brasil

PUBLICIDADE