Home Mercado da Bola Vasco aciona clube português na Fifa pela compra de jogador da base; saiba os detalhes

Vasco aciona clube português na Fifa pela compra de jogador da base; saiba os detalhes

Venda de Nathan Santos serviu para o clube carioca organizar as finanças até o final do ano

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, o departamento jurídico do Vasco decidiu recorrer a Fifa para cobrar o Boavista, de Portugal, pelo lateral-direito Nathan Santos, vendido em junho deste ano por 1,1 milhão de euros (R$ 6,8 milhões, pela cotação atual).

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que o acordo foi fechado de forma parcelada: 550 mil euros (R$ 3,3 milhões) por 75% dos direitos econômicos vencida em 31 de julho. O pagamento da outra “fatia” está prevista para 31 de dezembro de 2021.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Vasco notificou três vezes o clube português para receber o valor pendente. No entanto, o presidente do Boavista, Vítor Murta, não respondeu às solicitações da diretoria vascaína.

PUBLICIDADE

Após 30 dias de espera, o Vasco decidiu acionar a entidade máxima do futebol. De acordo com o artigo 12bis do RSTP da FIFA, o valor pendente terá um acréscimo de 10% referente a multas, impostos e encargos jurídicos junto a entidade.

Segundo dois dirigentes ouvidos pela reportagem do Torcedores.com, o Vasco projeta que a parcela de dezembro também deverá se tornar um problema. Afinal, o Boavista, até o momento, não procurou o clube de São Januário para renegociar a dívida.

O Vasco, por sua vez, tem pressa para receber a primeira parcela. Afinal de contas, o dinheiro é considerado essencial para manter os salários do elenco em dia. Além disso, parte da verba será utilizada para o pagamento dos vencimentos de funcionários de outras áreas do clube.

Quem é Nathan Santos?

Cria das divisões de base da Portuguesa da Ilha, Nathan Santos desembarcou em São Januário em 2018. Ele integrou, inclusive, a geração que formou o goleiro Lucão, o lateral-esquerdo Riquelme, o meia Gabriel Pec, entre outros.

PUBLICIDADE

Dois anos depois, ele foi promovido ao elenco principal pelo técnico Ramon Menezes. No entanto, deixou o cube sem nunca ter atuado profissionalmente pelo Vasco. Ele foi emprestado ao Boavista onde disputou 24 partidas e fez um gol.

Posteriormente, o clube português exerceu o direito de compra de parte dos direitos econômicos do atleta a pedido do técnico João Pedro Souza. Na atual temporada, por exemplo, o defensor já realizou cinco partidas pelos Panteras Negras. 

LEIA MAIS: 

Jádson é oferecido ao Remo, mas salário “fora da realidade” dificulta negociação 

Benfica e volante ex-Vasco negociam rescisão de contrato

Vasco renova com zagueiro da base e coloca multa contratual milionária