Home Futebol Decepção na Inglaterra e recomeço no Ajax: conheça Sébastien Haller, artilheiro da Champions League

Decepção na Inglaterra e recomeço no Ajax: conheça Sébastien Haller, artilheiro da Champions League

Atacante vem conquistando os torcedores do clube holandês e ganhando muitos elogios na imprensa

Guilherme Lopes
Jornalismo, apaixonado pelas estatísticas do bom jogo. Vivo e penso sobre futebol o dia todo.

Um nome que muita gente não apostaria no começo da temporada como candidato a artilharia da Champions League, Sebastian Haller vem surpreendendo na competição europeia. Junto com o brasileiro Antony e uma mistura de diversas nacionalidades, a equipe do atacante da Costa do Marfim lidera com sobras o Grupo C, são 9 pontos conquistados em três jogos.

PUBLICIDADE

O Ajax novamente retorna com tudo no principal torneio europeu de clubes. Na última terça-feira (19), goleou a boa equipe do Borussia Dortmund, por 4×0. Resultado considerado conservador para o desempenho apresentado pela equipe de Amsterdam.

Dentre a legião de jogadores promissores no elenco, um mais experiente vem chamando atenção. Sebastian Haller, autor de um gol e duas assistências no confronto contra o Borussia. Costa-marfinense de 27 anos, também tem nacionalidade francesa, país onde nasceu. Com seis gols na Champions League, atualmente lidera o ranking de artilheiros.

PUBLICIDADE

Como principal característica do jogador, além de uma ótima pontaria, se destacam o grande físico, com 1,90M de altura, tornando um ótimo jogador na bola aérea. Além disso, o centroavante sabe utilizar do recurso clássico na posição, o “pivô”. Jogada essa que incomodou bastante os defensores da muralha amarela.

Começo

A princípio, Haller era considerado uma promessa da seleção francesa, com uma altura acima da média para sua idade, se destacava na posição de centroavante. Mesmo atuando por um clube de menor expressão, seguiu defendendo o país até o sub-21. Jogando, inclusive, a Copa do Mundo sub-17.

Logo aos 18 anos, subiu para o profissional do Auxerre. Na modesta equipe francesa, o centroavante não conseguiu se firmar durante as duas temporadas e meia defendendo o clube. Até o FC Utrecht em 2015, apostar suas fichas no ainda jovem atacante de 21 anos. Pela equipe holandesa, a adaptação foi rápida, sendo artilheiro da equipe por três temporadas e ganhando respeito no país.

Ascensão e Decepção

Depois de três bons anos na Holanda, Haller aceitou um novo desafio em outro país. Fechando com o promissor Eintracht Frankfurt na temporada 2017/18. Ao lado dos companheiros, Ante Rebic e Luka Jovic, o trio colocou a equipe da Alemanha em um novo patamar.

PUBLICIDADE

Foram duas boas temporadas, a primeira uma classificação para a Liga Europa com Niko Kovac no comando. Pouco depois, o treinador croata acertaria sua ida para o gigante, Bayern de Munique. A ascensão do Frankfurt e de Sebastian Haller ocorreram na temporada seguinte, com a equipe chegando até a semifinal da Liga Europa e caindo apenas para o campeão da competição, Chelsea.

Chamava atenção a forma ofensiva da equipe em campo. Haller anotou 20 gols e distribuiu 12 passes para gols naquela temporada.

Tudo parecia bem encaminhado para o atacante até receber um convite para atuar na Premier League, simplesmente a melhor competição nacional do mundo. O West Ham apostou alto, sendo na época a maior contratação do clube. Foram gastos cerca de 45 milhões de euros para contratar o africano.

No entanto, durante um ano e meio atuando pelo clube londrino, passou longe do esperado. Foram 7 gols em duas temporadas e nem contratações como a de Felipe Anderson, surtiram efeito para o West Ham brigar na parte de cima da tabela.

PUBLICIDADE

Recomeço

Depois de duas temporadas decepcionantes na Inglaterra, muitos tratavam o centroavante como um verdadeiro “floop”, expressão utilizada para jogadores que não correspondem as expectativas. Ainda assim, em 2021, um clube novamente apostaria as fichas no atacante, colocando também como a maior contratação de sua história, o Ajax.

Como citado no texto anteriormente, Haller na sua primeira passagem pelo futebol holandês conquistou um enorme respeito dos fãs, algo que lhe credenciou a mais uma nova oportunidade no país. Contudo, mais um fator acabou prejudicando o seu recomeço. Logo depois de ser contratado pelo Ajax, o clube simplesmente esqueceu de inscrever a maior contratação de sua história no mata-mata da Liga Europa. Sendo assim, o jogador não conseguiu disputar a competição.

Na sua primeira temporada atuando apenas nas competições da Holanda, foram 23 jogos, 13 gols e 8 assistências, ajudando na conquista da Eredivisie. Para se ter noção do tanto que Haller vem impressionando, o jogador já igualou em gols a marca da sua primeira temporada pelo godenzonen, com apenas 14 jogos disputados.

PUBLICIDADE

Resta saber até onde Sebastian Haller, Antony, Tadic, David Neres e cia, ainda podem chegar nesta temporada. A princípio, uma classificação para as oitavas da Champions League está muito bem encaminhada.

LEIA TAMBÉM

Champions League 21/22: 10 jovens jogadores para ficar de olho

Brasileiro vira dúvida para duelo do Chelsea na Champions; veja a provável escalação

PUBLICIDADE

Champions League 21/22: 5 times para ficar de olho na competição

Algoz do Brasil e goleador no Napoli: quem é Victor Oshimhen