Home Mídia Esportiva Copa do Mundo: Globo perde exclusividade de direitos digitais de transmissão

Copa do Mundo: Globo perde exclusividade de direitos digitais de transmissão

Emissora de comunicação renunciou aos direitos digitais do torneio entre seleções

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.

O Grupo Globo renunciou à exclusividade dos direitos de transmissão digital da Copa do Mundo 2022. Com isso, a entidade responsável por organizar o torneio entre seleções, a Fifa, já ofereceu o pacote para diferentes redes sociais que atuam no Brasil. Entre elas estão TikTok, Youtube e Facebook. A informação é do jornal Folha de São Paulo.

PUBLICIDADE

A renúncia ocorre depois da Globo ir à justiça contra a Fifa a fim de reduzir o valor das parcelas de seu acordo de TV pela transmissão da Copa do Mundo. Apesar da renúncia, a empresa de comunicação vai continuar exibindo o campeonato na TV aberta e na TV fechada (mediante o canal SporTV).

“O pacote, avaliado em US$ 8 milhões (R$ 43 milhões no câmbio atual), permite ao patrocinador explorar publicidade nos estádios durante os 64 confrontos do Mundial, realizar ativações digitais e usufruir das áreas de hospitalidade com seus convidados”, publica a Folha

PUBLICIDADE

Transmissão digital não é novidade no Brasil

Ainda segundo a Folha de SP, esta é a primeira vez que a Fifa negocia a Copa do Mundo com redes sociais. A entidade encara o Brasil como uma oportunidade para experimentar o modelo.

Recentemente, o Facebook transmitiu a Liga dos Campeões. A rede social ainda exibe jogos da Libertadores.

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes

O Youtube, por sua vez, já exibiu jogos da Nations League e Copa do Nordeste que, aliás, também já foi transmitida pelo TikTok. Além disso, o Campeonato Paulista será exibido no Youtube, em 2022.

PUBLICIDADE

Leia também:

Copa do Mundo 2022: três seleções já estão classificadas; saiba quais

Série A: TV Globo oficializa acordo com clube para transmissão de jogos em TV fechada

Série A: veja como são divididas as cotas dos direitos de transmissão

PUBLICIDADE

Série A: TV Globo explica falta de acordo com clube para a exibição de jogos