A vitória do Athletico Paranaense, por 3 a 0, sobre o Flamengo, nas semifinais da Copa do Brasil foi surpreendente, seja da maneira como se deu, seja pelo resultado final ou mesmo pela classificação do time, inferior tecnicamente e financeiramente, à final do grande torneio eliminatório do futebol brasileiro.
O que não dá para chamar de surpreendente, no entanto, foi a atuação de Nikão, autor de dois gols e o grande destaque da noite mágica do Furacão no Maracanã. Pelo menos não para quem tem acompanhado os números do camisa 11.
O ponta-direita, titular absoluto do Athletico há alguns anos faz uma temporada bastante interessante, seja em desempenho, sendo a referência técnica de um grupo reformulado, seja nas estatísticas, em especial a de participações diretas em gols, com 19 em 40 jogos — média que beira uma participação a cada duas partidas.
Mas o que de fato chama a atenção sobre a temporada de Nikão é o seu poder de decisão. O camisa 11 do Athletico, afinal, fez praticamente metade de seus gols e assistências em partidas de mata-mata, sendo a maioria na Copa Sul-Americana.
Na Copa do Brasil, vinha tímido (com apenas uma assistência) até o jogo da última quarta-feira (27), quando tomou conta do ataque e balançou a rede duas vezes. Atlético-MG e Red Bull Bragantino que se cuidem.
Números de Nikão no Athletico Paranaense em 2021
- Jogos: 40
- Gols: 10
- Assistências: 9
- Gols em mata-matas: 5
- Assistências em mata-matas: 4
- Grandes chances criadas*: 4
- Passes-chave por jogo*: 2
- Finalizações (certas): 2,5 (0,7)
- Dribles certos por jogo*: 1,4 (52%)
*Números na Copa Sul-Americana, pelo SofaScore
LEIA TAMBÉM
Permanência de Luxemburgo no Cruzeiro enfrenta obstáculos; veja quais
Gigante brasileiro pode ser comprado em 2022; veja interessados
Conmebol obrigará Flamengo a fazer mudança para final da Libertadores contra o Palmeiras; entenda
Edu Dracena é apresentado como novo Executivo de futebol do Santos
Mercado da bola: Meia do Palmeiras pode retornar ao Cruzeiro; clubes negociam
Ih, rapaz! Jogador do Cruzeiro polemiza em publicação envolvendo o Atlético-MG; confira

