Jogador do Liverpool, Firmino volta a ser convocado por Tite; confira quando foi o último jogo do atleta pela seleção brasileira
Atacante não defende o Brasil desde a Copa América; camisa 9 dos Reds chegou a ser convocado posteriormente, mas teve sua participação vetada pelo clube e pela Premier League
Divulgação/Miguel Schincariol/CBF
Uma das “novidades” da convocação desta sexta-feira (29) para a seleção brasileira é Roberto Firmino. O atacante, que tem mais de 50 partidas com a Amarelinha, não jogava há cinco partidas e voltou a ser chamado por Tite, dessa vez para as partidas contra Colômbia e Argentina, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022.
Assim, Firmino pode voltar a entrar em campo pelo Brasil depois de mais de três meses. Seu último compromisso com a camisa verde e amarela foi na final da Copa América 2021, em que os brasileiros foram derrotados por 1 a 0, em pleno Maracanã.
Na oportunidade, “Bobby” — como é chamado pelos colegas de Liverpool — entrou no intervalo, com a seleção brasileira já em desvantagem, mas não conseguiu ajudar a equipe de Tite a buscar o empate, sequer ter grande impacto dentro de campo.
Firmino, na verdade, chegou a ser convocado posteriormente, em setembro. O atacante, no entanto, sofreu com o veto do seu clube e da Premier League à participação dos atletas em jogos no Brasil, no caso que viria a culminar na interrupção e adiamento de Brasil e Argentina, assim como na punição aos times, por parte da Fifa, que impediu que estes contassem com os brasileiros por uma rodada do Campeonato Inglês.
Desta vez sem quaisquer restrições, físicas ou burocráticas, “Bobby” terá a oportunidade de reconquistar o seu espaço, recentemente ameaçado por Gabigol, do Flamengo. Para isso, terá pela frente a Colômbia, no dia 11 de novembro, uma quinta-feira, e a Argentina, no dia 16, uma terça.
Números de Roberto Firmino pela seleção brasileira
- Jogos: 55
- Jogos Titular: 37
- Gols: 17
- Assistências: 7
- Títulos: 1 (Copa América 2019)
LEIA TAMBÉM
Tite surpreende e cita Chay, do Botafogo, como opção para a seleção
Após derrota em casa para o Remo, Cruzeiro precisa de ‘milagre’ para voltar à Série A
Internautas detonam volta de Coutinho à seleção: “pra alegria das viúvas”
Além de Chapecó, mais quatro goleiros que atuam no Brasil foram observados pela seleção brasileira

