Home DESTAQUE Como Abel Ferreira deixou o Palmeiras “de cabeça fria e coração quente” para avançar à final da Libertadores

Como Abel Ferreira deixou o Palmeiras “de cabeça fria e coração quente” para avançar à final da Libertadores

Entenda a contribuição do técnico na campanha finalista do Verdão na Libertadores 2021

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].
PUBLICIDADE

O Palmeiras decide, neste sábado (27), às 17h, diante do Flamengo, a final da Copa Libertadores da América de 2021. Nela, para o bem ou para o mal, um dos grandes protagonistas do Verdão deve ser Abel Ferreira.

O técnico, que guiou o clube rumo ao título da edição passada, contra o Santos, dessa vez teve a experiência de comandar a equipe desde o início do torneio. Foi capaz, então, de deixá-la ainda mais com a sua cara.

Variando esquemas e alternando estratégias, Abel batalhou contra difíceis adversários dentro de campo e fora dele, da imprensa à torcida, passando pela diretoria palmeirense, e perseverou. E não sem uma boa dose de dramas e desabafos.

PUBLICIDADE

Para tal, um de seus vário lemas foi muito utilizado, e igualmente representativo da sua atuação como treinador na Libertadores de 2021 até aqui: “de cabeça fria e coração quente”. Estrategista e motivador, Abel inspirou e orientou seus atletas a jogarem justamente dessa maneira.

Na fase de grupos, por exemplo, aplicou dois “nós táticos” no sempre perigoso Independiente Del Valle, do Equador, marcando seis gols e não sofrendo um sequer. Contra o São Paulo, nas quartas de final, deu confiança e vibração para que os jogadores do Verdão pudessem superar uma fase irregular e principalmente um tabu histórico contra o rival na competição. O resultado foi atuação magistral no Allianz Parque no “Choque-Rei”.

Por fim, diante do Atlético-MG, sua grande provação, Abel se expôs ao máximo, segurando toneladas de pressão para fazer o time jogar em prol de uma estratégia. O Palmeiras abdicou do jogo em casa, na ida, para buscar a vantagem pelo critério do gol fora, no Mineirão. O plano, com exceção do pênalti cometido sobre Hulk, no Allianz, foi seguido com perfeição. E deu certo.

Com tantas pegadas na campanha do Verdão até a final, é inevitável que os holofotes se voltem à ele ao apito final no estádio Centenário. Os palmeirenses, então, esperam que ele apareça com seu raro sorriso — ou mesmo desabafando contra o seu “vizinho” mais uma vez.

PUBLICIDADE

HOJE, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

LEIA TAMBÉM

Libertadores: Relembre todas as campanhas do Palmeiras na competição

Libertadores: Relembre todas as campanhas do Flamengo na competição

Como final entre times brasileiros da Libertadores influencia no Brasileirão?

PUBLICIDADE

Palmeiras: Abel Ferreira nunca venceu o Flamengo, mas diz: “De história vivem os museus”

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Black Friday do futebol bomba na Web; veja os melhores memes;

PUBLICIDADE

Arrascaeta na Arábia, Luiz Adriano de saída e Soteldo na Série A: veja os rumores da semana

Presidente Bolsonaro está proibido de ir assistir a final da Libertadores

Final da Libertadores: O que acontece se Palmeiras x Flamengo acabar empatado?