Home Futebol Fluminense: atacantes marcaram gols em apenas um dos últimos 11 jogos no Brasileirão

Fluminense: atacantes marcaram gols em apenas um dos últimos 11 jogos no Brasileirão

Homens de frente do Flu vivem péssima fase no Campeonato Brasileiro

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Tem sido um desafio daqueles ser atacante do Fluminense ultimamente. Não que o setor de criação seja necessariamente abaixo da média, ou que os jogadores mais ofensivos sejam muito sacrificados no esquema do técnico Marcão. Mas o fato é que eles não têm produzido.

PUBLICIDADE

Ao fim do jogo contra o Juventude, na última quarta-feira (17) — uma derrota por 1 a 0 no estádio Alfredo Jaconi —, os homens de frente chegaram a uma expressiva marca negativa: só fizeram gols em uma das últimas 11 partidas do Tricolor no Brasileirão.

O confronto em questão foi a grande vitória sobre o Flamengo, por 3 a 1, em que o jovem atacante John Kennedy, em uma de suas primeiras partidas como titular, balançou as redes rubro-negras duas vezes. O outro tento foi anotado pelo centroavante Abel Hernández, num golaço que acertou o ângulo.

PUBLICIDADE

Desde então, e em algumas partidas anteriores, os tentos foram marcados pelo zagueiro David Braz (contra o Sport), pelo volante Yago Felipe (diante do Palmeiras) e pelo zagueiro Zé Ivaldo, contra (no 1 x 0 sobre o Athletico-PR). Nas outras seis derrotas e um empate no período, o time sequer furou a defesa adversária.

Para além de uma possível má-fase dos atacantes, uma explicação possível é a alteração de esquema por Marcão. Na maior parte desses 11 jogos, o Fluminense atuou com um trio de frente, mas munido por um trio de volantes, rodando entre André, Martinelli, Yago Felipe e Nonato. Ainda que tenham suas qualidades, os homens de meio são mais defensivos e articuladores, o que pode ter gerado menores oportunidades claras ao pessoal da frente.

Outra tese é a ausência de Fred. O centroavante e ídolo do Flu não participou de cinco das 11 partidas. Além do inesgotável faro de gol, ele exerce um papel de liderança moral e técnica, inclusive atuando muitas vezes como um pivô, levemente recuado, arrumando jogadas para os pontas.

Seja qual for a explicação, os atacantes tricolores estão devendo. E precisam pagar o quanto antes, se o time carioca pretende se classificar para a Copa Libertadores de 2022.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Cantillo no Fluminense? Corinthians toma decisão sobre futuro do meia

Athletico Paranaense pode fazer história duas vezes na final da Copa Sul-Americana; entenda

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Grêmio bate 90% de risco de queda; veja as chances do Brasileirão

Narrador anuncia demissão do Grupo Globo após 13 anos

Brasileirão: ataque, defesa, melhores mandantes e returno; veja as estatísticas após a 33ª rodada

Cafu diz que Neymar ‘não tem vida’ e defende: “A resposta é em campo”

PUBLICIDADE

Fluminense soma mais pontos contra os times na ponta da tabela do que clubes no Z4 do Brasileirão

Lucca, do Fluminense, sofre novos ataques e apaga perfil em rede social