Home Futebol Barcelona x Espanyol: “Era Xavi” começa com o derby

Barcelona x Espanyol: “Era Xavi” começa com o derby

O derby de Barcelona retorna após um ano afastado, com o Espanyol de volta ao LaLiga Santander, após um ano na segunda divisão e com Xavi assumindo equipePalpites de futebol todos os dias

Danilo Lacalle
Jornalista de formação, e atleta por opção. Especialista em esportes americanos e apaixonado por esportes radicais.

Uma das rivalidades mais históricas do futebol espanhol está de volta nesta temporada, com o Barcelona e o Espanyol se enfrentando no Camp Nou, no sábado, às 17h. Este confronto foi disputado em todas as temporadas de LaLiga Santander, exceto cinco, desde que o sistema da liga espanhola foi formado em 1929, mas a última temporada foi uma das raras ocasiões em que não houve confronto entre Blaugranas e Los Pericos, já que o Espanyol estava na segunda divisão. Depois de ser campeão de LaLiga SmartBank (2ª divisão), o Espanyol está pronto para enfrentar o rival Barça, mais uma vez. Agora, sob comando do ex-jogador Xavi.

PUBLICIDADE

Não há clube que o Espanyol tenha jogado com mais frequência em sua história e o confronto deste fim de semana será o seu 173º jogo da liga contra o Barcelona. O registro de confrontos diretos até agora está fortemente a favor do Barça, com 100 vitórias para os gigantes da cidade, 34 vitórias para os Pericos e 38 empates.

Os torcedores do Espanyol estão desesperados por um triunfo no derby, uma vez que não experimentaram a vitória em nenhum dos últimos 22 encontros de LaLiga Santander entre as equipes: 17 vitórias do Barcelona e cinco empates. Desde a vitória por 2 a 1 no Camp Nou, em 2009, o Espanyol não conquistou os três pontos dos vizinhos.

PUBLICIDADE

Isso, curiosamente, foi na primeira temporada de Pep Guardiola no cargo, e o novo técnico do Barcelona, Xavi Hernández, está agora seguindo os passos de seu ex-técnico quando ele assume o comando do banco de Camp Nou. Esta será a primeira partida do ex-jogador de 41 anos desde que foi nomeado o novo técnico e certamente não será um primeiro teste fácil.

Dois times com 17 pontos

O Barcelona historicamente vem para seus duelos de derby contra o Espanyol em busca de três pontos que possam somar para um desafio pelo campeonato, com os Pericos geralmente partindo com o objetivo de minar as esperanças de título de seus rivais. Mas as duas equipes chegam a este clássico na tabela, cada uma com 17 pontos conquistados nesta fase da temporada.

O Espanyol teve um excelente início de campanha, continuando a excelente forma da temporada passada, quando chegou ao título da segunda divisão. A maioria dos membros desse plantel permaneceu, por isso a equipe do Espanyol tem química e qualidade, com talentos de topo como os médios Sergi Darder e Yangel Herrera, o extremo Adrián Embarba e o centroavante Raúl de Tomás. Apenas Karim Benzema tem mais gols do que os sete de De Tomás no momento em LaLiga Santander, com o atacante espanhol acabando de estrear na Seleção da Espanha após um impressionante início de 2021/22. De Tomas também marcou em cada uma de suas cinco partidas, incluindo uma vitória contra o Real Madrid no mês passado.

PUBLICIDADE

Barcelona have stars throughout their own squad, but they have struggled for results to start off this season, which led to Ronald Koeman’s sacking last month. With several players still out injured for Barça, this could be another tricky contest for the reigning Copa del Rey champions.

Dois derbys emocionantes em 19/20

As duas partidas do clássico disputado em 2019/20 não foram nada fáceis para o Barcelona. O Espanyol lutou muito nesses jogos da temporada, mas acabou sendo rebaixado. No primeiro desses jogos, Wu Lei marcou o gol do empate aos 87 minutos e arrancou um empate de 2 a 2 que deixou o RCDE Stadium louco de alegria. Mais tarde naquela temporada, o Barcelona de Quique Setién somou uma vitória por 1 a 0 sobre o Espanyol em uma partida que viu os dois times ficarem com 10 jogadores no início do segundo tempo. O Espanyol teve hipóteses de empatar até ao fim, mas acabou por perder na 35ª rodada e foi este o resultado que confirmou matematicamente a sua queda. Neste fim de semana, seus fãs esperam por alguma vingança.

Xavi x Vicente Moreno

PUBLICIDADE

O último encontro entre o Barcelona e o Espanyol aconteceu no início da pandemia do coronavírus, então não havia torcedores dentro do estádio. O derby deste fim de semana será, portanto, o primeiro derby do Barcelona com torcedores permitidos dentro do Camp Nou desde março de 2019. Uma grande multidão é esperada para o evento decisivo deste sábado, com muitos desses torcedores vindo para testemunhar a história enquanto Xavi treina sua primeira partida.

O ex-capitão procurará implementar seus métodos rapidamente. Xavi deu os primeiros passos na gestão do Al-Sadd, do Catar, e agora vai treinar seu primeiro jogo do LaLiga Santander, depois de ter jogado 505 vezes na primeira divisão espanhola durante seus dias de jogador, todos pelo Barcelona.

O técnico do Espanyol, Vicente Moreno, é apenas alguns anos mais velho que Xavi, mas tem muito mais experiência na LaLiga Santander e já enfrentou o Barça duas vezes quando estava no RCD Mallorca, sofrendo duas derrotas. No entanto, este será o primeiro derby de Barcelona de Moreno e ele tentará vencer a partida de xadrez com Xavi, contra quem jogou uma vez durante os dias de jogo, quando Moreno estava no Xerez.
O derby de Barcelona, no próximo sábado (20), às 17h, será transmitido nos canais esportivos do Grupo Disney e na plataforma de streaming Star+