Home Futebol Campeão da Série B, Botafogo começa a planejar a próxima temporada

Campeão da Série B, Botafogo começa a planejar a próxima temporada

Fogão encerrou 2021 no último domingo (28), e busca acertar permanências e contratações para 2022

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Campeão da Série B do Brasileirão 2021, o Botafogo encerrou oficialmente sua temporada no último domingo (28), e com muito estilo. O time empatou em 2 a 2 com o Guarani pela 38ª rodada e pode, diante de um Nilton Santos lotado, fazer a festa com a taça da competição.

PUBLICIDADE

Passadas as comemorações, porém, o Fogão já começa a pensar em 2022. Com Carioca, Copa do Brasil e a Série A do Brasileirão em seu calendário, o clube passou a estabelecer as prioridades para o ano que vem. Confira algumas delas a seguir.

Permanência de Enderson Ferreira

O ponto mais imediato do planejamento do Botafogo é a permanência do técnico Enderson Moreira. Indicado como um dos principais responsáveis pelo acesso à Série A — e o título da Série B, respectivamente —, o treinador ainda analisa o futuro.

PUBLICIDADE

Em seu contrato firmado com o Glorioso em julho, havia uma cláusula de renovação automática em caso da promoção à elite do Brasileirão. Acontece, porém, que Enderson se valorizou no mercado, com 17 vitórias e apenas três derrotas em 26 jogos no comando da equipe. A boa notícia é que o treinador se manifestou favorável na continuidade do trabalho, inclusive projetando a próxima temporada.

Manutenção da base do Botafogo campeão da Série B

Um dos pontos, aliás, destacados por Enderson Moreira é a manutenção da base campeã da Série B pelo Botafogo. Afinal, uma parcela significativa dos jogadores mais utilizados na campanha do título está com o contrato se encerrando ao fim de 2021.

Nomes como Daniel Borges, Gilvan, Luís Oyama e Marco Antônio, por exemplo, ainda estão com o futuro indefinido, apesar dos dois primeiros terem sua permanência encaminhada. Chay, um dos principais jogadores do time no ano, também deve permanecer; Rafael Navarro, por outro lado, é alvo constante de especulações e pode deixar a equipe já nas próximas semanas.

Reforços

Por fim, além das manutenções, há a questão de reforços. O assunto não foi muito tratado nas comemorações no estádio Nilton Santos, mas já foi comentado pelo presidente Durcesio Mello em outras oportunidades. O mandatário chegou a comentar a procura por “cinco ou seis contratações”.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Especial Botafogo: Relembre a trajetória do Fogão na Série B em 2021

Botafogo encerra Série B com o melhor ataque: veja o ranking completo

Mercado da Bola: 10 jogadores da Série B que seriam bons reforços na Série A

Quando começa o Brasileirão Série B 2022?

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

10 jogadores da Série B que seriam bons reforços na Série A

FIFA anuncia os indicados ao Prêmio Púskas 2022: veja todos os gols

PUBLICIDADE

Mundial de Clubes FIFA 2021: Sorteio define tabela da competição

Gustavo Gómez, do Palmeiras, é alvo de gigante sul-americano para 2022