Home Futebol Brusque ganha recurso e retoma pontos perdidos no STJD por caso de racismo

Brusque ganha recurso e retoma pontos perdidos no STJD por caso de racismo

Clube catarinense havia sido punido por comentário de tom preconceituoso a Celsinho, jogador do Londrina

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A tabela de classificação do Campeonato Brasileiro da Série B sofreu uma mudança já em sua reta final. O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) devolveu os três pontos perdidos pelo Brusque por ato de injúria racial sofrido por Celsinho, do Londrina, em partida entre as duas equipes na competição.

PUBLICIDADE

O caso aconteceu em partida realizada no dia 28 de agosto. O meia do time paranaense acusou um dirigente do Quadricolor, Júlio Antônio Petermann, de tê-lo chamado de ‘macaco’ e de ter proferido outras ofensas preconceituosas contra o jogador, com um vídeo publicado contendo o xingamento dirigido ao atleta publicado pelo Tubarão.

Inicialmente, o Brusque rebateu a acusação afirmando que Celsinho estava sendo ‘oportunista’, mas logo pediu desculpas e afastou Peterman, que presidia o Conselho Deliberativo do clube. Em setembro, houve o primeiro julgamento do caso, que determinou a perda de três pontos por parte do time e multa de R$ 60 mil ao clube, mais a suspensão de 160 dias com multa do dirigente.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”embed-eyJrZXkiOiJiN3lCaldScSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”] < A equipe recorreu e entrou com recurso, que fora julgado nesta quinta-feira (18) pelo STJD. Por maioria de votos, o tribunal concedeu novamente os pontos perdidos ao time na Série B, mas determinou perda de um mando de campo e a multa de R$ 60 mil. Petermann teve a pena de suspensão de 160 dias e multa mantida pelo colegiado. Agora, com os 44 pontos, o Brusque sobe para 14º lugar na competição e pode, já na próxima rodada, deixar de vez o risco de rebaixamento se vencer o Operário nesta sexta-feira (19). Além de afetar os destinos dos times rivais na briga contra a queda, casos do próprio Londrina, Ponte Preta, Remo, Confiança e Vitória, que ficam atrás do Quadricolor na classificação. LEIA TAMBÉM

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Mercado da bola: Inglaterra deve acertar renovação com Southgate

PUBLICIDADE

Carille fala sobre reencontro com o Corinthians na próxima rodada do Brasileirão: “Agora busco a minha felicidade no Santos”

Flamengo campeão? Suposta camisa comemorativa do tricampeonato da Libertadores circula na web

Neymar sofre nova lesão e pode virar problema para o PSG na Champions League

CBF define datas das janelas de transferências internacionais em 2022

PUBLICIDADE

Palmeiras x Flamengo: decisão da Libertadores tem polêmica no Uruguai às vésperas do duelo

Cafu surpreende e revela em qual clube gostaria de ter jogado na carreira

Filho de Galvão Bueno critica Casagrande por misturar futebol e política