Home Futebol Corinthians: Por onde andam os jogadores que venceram a Libertadores de 2012?

Corinthians: Por onde andam os jogadores que venceram a Libertadores de 2012?

Corinthians foi campeão invicto da competição naquele ano 

Gabriel Rezende
Colaborador do Torcedores
PUBLICIDADE

O ano era 2012, dia 04 de julho, Pacaembu. O Corinthians tentava acabar com as piadas dos rivais e conquistar seu primeiro título de Libertadores. Assim, com dois gols de Emerson Sheik, o Timão derrotou o Boca Juniors, por 2 a 0, e pintou a américa de preto e branco. Porém, embora Sheik tenha sido o herói do título, ele não foi o único jogador marcante na campanha invicta do Corinthians.

Além disso, o técnico daquela Libertadores, viria a ser um dos melhores da história do clube. Tite, cantado até hoje pela torcida do Timão, entrou junto com os jogadores para a eternidade alvinegra.

Mas, por onde andam os campeões da américa de 2012? De uma conquista que virou até filme (Libertados). Confira:

PUBLICIDADE

Cássio – Goleiro

Não é novidade para ninguém onde está o Cássio. Sem dúvidas um dos maiores e melhores goleiros da história do Corinthians. O jogador é titular do gol corintiano desde então. Assim, além da Libertadores, ele conquistou 4 Paulistas, 2 Brasileiros, uma Recopa e o Mundial de Clubes de 2012.

Com 560 jogos pelo Timão, Cássio já o 6° jogador com mais jogos na história do clube.

Alessandro – Lateral Direito

Entre todos os jogadores, nada mais, nada menos, que o homem que ergueu a Libertadores. Alessandro foi o capitão escolhido por Tite para a final no Pacaembu. Assim, o lateral se aposentou um ano e meio depois de conquistar a américa, parado de jogar ao fim de 2013.

Entretanto, Alessandro ainda está no Corinthians, mas como dirigente. O ex-jogador é um dos homens fortes do futebol corinthiano, sendo sua segunda passagem pelo clube, com esse cargo.

PUBLICIDADE

Chicão – Zagueiro

Mesmo que campeão, naquela altura do campeonato, já era claro que Chicão vivia um fim de ciclo no Timão. Apesar disso, o zagueiro ainda ficou para conquistar o Mundial, Paulistão de 2013 e a Recopa, deixando o clube em agosto de 2013. Depois disso, o jogador teve uma boa passagem pelo Flamengo, pelo Bahia e pelo futebol indiano, se aposentando em julho de 2016.

Leandro Castán – Zagueiro

Um dos poucos daquela conquista que ainda está em atividade. Assim, logo após o título, Castán foi vendido para a Roma, e ficou por muitos anos no futebol italiano. Além do clube da capital, ele passou por Sampdoria, Torino e Cagliari, e desde 2018, é jogador do Vasco.

Em 2017, o zagueiro teve um sério problema de saúde, tendo um câncer no cérebro, mas conseguiu se recuperar.

Fábio Santos – Lateral Esquerdo

Mais um dos jogadores que ainda estão em atividade, inclusive jogando no Corinthians. Depois de conquistar a américa, o lateral deixou o Timão em 2015, para jogar no Cruz Azul, do México. Após um ano, ele voltou para o Brasil, em 2016, mas seu caminho foi o Atlético Mineiro. Assim, depois de quatro anos no clube mineiro, ele retornou para o Corinthians em outubro de 2020, e hoje está com 36 anos.

PUBLICIDADE

Além da Libertadores, Fábio conquistou 2 Brasileiros, Mundial de Clubes, Recopa e um Paulistão pelo Timão.

Ralf – Volante

Um dos jogadores mais marcantes da campanha, um verdadeiros “cão de guarda”. Ralf é um dos grandes nomes da história do clube. Depois da América, ele foi campeão da Recopa e do Paulista de 2013, e deixou o Timão após conquistar o Campeonato Brasileiro de 2015, a caminho da China. Depois de dois anos no Beijing Guoan, ele voltou para o Corinthians em 2018, para ganhar mais dois Paulistão. No começo de 2020, ele deixou o clube, e após uma rápida passagem pelo Avaí, hoje ele está sem clube.

Paulinho – Volante

Esse já tem dia e hora marcada para voltar ao Timão. A cabeçada contra o Vasco, nas quartas de finais, para classificar o Corinthians, é um dos gols mais lembrados da história do clube. Assim, como Castán, Paulinho deixou o alvinegro após a Libertadores, para jogar no Tottenham, da Inglaterra. Entretanto, ele não deu certo na Europa.

Depois da Premier League, o volante jogou anos no Guangzhou, da China, teve uma passagem pelo Barcelona, e jogou duas Copas do Mundo. Recentemente, ele rescindiu seu contrato com Al-Ahli, e segundo especulações, retornará para o Corinthians em janeiro de 2022.

PUBLICIDADE

Alex – Meia

Um dos jogadores mais vitoriosos dos últimos tempos no Brasil. Alex teve passagens marcantes por Corinthians e Internacional. O meio campista deixou o Timão após o título, jogando por uma temporada no Al-Gharafa, do Qatar. Um ano depois, ele voltou ao Brasil, para jogar e se aposentar no Inter, em 2017.

Hoje, o jogador que foi campeão brasileiro de 2011 e da Libertadores de 2012 pelo Corinthians, é auxiliar técnico de Sylvinho.

Danilo – Meia

Assim como Alex, um dos jogadores mais vitoriosos do século no Brasil. Danilo se aposentou como um dos grandes nomes da história do Corinthians. O meio campo deixou o Timão em 2019, ganhando 3 Brasileirão, 3 Paulistão, Libertadores, Mundial e Recopa.

Hoje técnico do time sub-23 do Timão, Danilo disputou 359 jogos pelo clube, e fez o gol que classificou o Corinthians para a final da Libertadores.

PUBLICIDADE

Jorge Henrique – Atacante

O jogador ainda ficou no clube para ser campeão mundial, mas deixou o time em janeiro de 2013. Depois disso, Jorge Henrique teve passagens por Internacional, Vasco, Figueirense, Náutico, e atualmente, joga no Brasiliense.

Pelo Corinthians, o atacante foi campeão paulista, da Copa do Brasil , Brasileiro e da Libertadores.

Emerson Sheik – Atacante

O grande nome da final. Sheik deu a assistência para o gol de Romarinho em La Bombonera, e fez os inesquecíveis gols da final. Além disso, todo torcedor do Timão vai se lembrar do golaço que o atacante marcou na Vila Belmiro, contra o Santos.

Depois da Libertadores, Emerson foi campeão do mundo, da Recopa e do Paulista de 2013 no Corinthians. Entre idas e vindas no alvinegro, ele teve passagens por Botafogo, Flamengo e Ponte Preta, retornando em 2018 ao Timão e se aposentando no fim daquele ano.

PUBLICIDADE

Hoje, Sheik é comentarista no SBT. Além disso, ele teve uma rápida passagem como dirigente do Corinthians.

Tite – Técnico

Para muitos, o maior treinador da história do Timão. Tite é o segundo técnico com mais jogos na história do clube, com 378 jogo, ficando atrás apenas de Oswaldo brandão, com 435. Pelo Corinthians, Adenor conquistou a Libertadores depois da traumática eliminação pro Tolima.

Depois da América, ele foi campeão do mundo, da Recopa e do Paulistão, em 2013. Ficou fora do Timão em 2014, e retornou em 2015, para ser campeão brasileiro. Em 2016, ele deixou o clube para comandar a seleção brasileira.

Reservas marcantes

Júlio César –  Ele perdeu a titularidade para Cássio no meio da Libertadores. Entretanto, ele ficou 10 anos no Corinthians, inclusive durante a série B, saindo do clube em 2015. Hoje, ele é goleiro do Bragantino, e um dos jogadores importantes no projeto da equipe.

PUBLICIDADE

Marquinhos – Hoje no PSG e titular absoluto da seleção brasileira, o zagueiro revelado no Corinthians não jogou na campanha.

Romarinho – “OLHA O ROMARINHO”. Assim, com esse grito, foi marcada a passagem do atacante pelo clube. ele foi o autor do golaço de empate contra o Boca, na Argentina. Sendo o rei do clássicos contra o Palmeiras, ele deixou o Corinthians em setembro de 2014, e hoje joga no Al-Ittihad, da Arábia Saudita.

Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, é a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores envolve os dois times mais caros do Brasil; confira

Organização elege Lewandowski como melhor do mundo em 2021

Sheik diz se Renato Gaúcho tem capacidade de substituir Tite na seleção

Libertadores 2021: 25 jogadores que podem ficar livres em 2022

PUBLICIDADE