Mesmo com a fraca campanha do Shakhtar Donetsk na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa, onde o clube não tem mais chances de classificação, o zagueiro Vitão segue em alta na Europa. Afinal, ele é apontado pela imprensa europeia como futuro jogador da Seleção Brasileira.
Para se ter ideia, mesmo com a derrota por 2 a 0 diante da Inter de Milão, o brasileiro foi apontado como um dos melhores em campo. E, por isso, vem se constituindo no melhor jogador do Shakhtar na temporada. Dessa forma, o desempenho em campo se sustenta em números.
Diante da equipe italiana, o jogador acertou cerca de 90% dos passes e ganhou todos os duelos disputados no chão, além de ter conseguido sucesso em 97% dos duelos pelo alto. Em outras palavras, o brasileiro vem mostrando que é essencial para o time ucraniano.
Com 21 anos, Vitão que se transferiu do Palmeiras em 2019, vive o seu melhor momento na Europa. O zagueiro, por exemplo, tem 15 jogos na temporada e está a duas partidas de superar a sua melhor marca desde que chegou na Ucrânia.
Antes de mais nada, o bom momento de Vitão pode ser visto como reflexo da relação com o técnico Roberto Del Zerbi, com quem o zagueiro brasileiro tem buscado conselhos para a evolução dentro de campo.
“Ele é muito meticuloso, fala cara a cara com os jogadores, estamos aprendendo muito. Para ele, o bom jogo é construído a partir dos zagueiros. Ele diz que sou jovem, mas que confia em mim, que tenho potencial”, disse Vitão.
Vitão tem lastro nas seleções de base do Brasil
Aos 21 anos, Vitão nunca escondeu o sonho de defender a seleção brasileira. Paciente ele já revelou que na hora certa a convocação irá acontecer. Há quem acredite que a renovação na seleção passe pela convocação do jogador.
Aliás, Vitão tem histórico atuando nas categorias de base canarinho. Quando ainda era jogador do Palmeiras ele foi convocado para as seleções sub15 e sub17 e acabou conquistando o Sul-Americano das duas categorias.
Pela seleção sub17, Vitão ainda fez parte do grupo que disputou o Mundial da categoria na Índia. A última convocação de Vitão aconteceu em maio deste ano, quando foi chamado para dois amistosos com a seleção olímpica na Europa. Nesse interim, o zagueiro defendeu a seleção sub19 quando disputou o Sul-Americano do Chile, em 2019.

