Home Futebol É tricolor? Renato passa sem títulos por Flamengo e Vasco após brilhar no comando do Fluminense

É tricolor? Renato passa sem títulos por Flamengo e Vasco após brilhar no comando do Fluminense

Renato brilhou no Flu com título como treinador e com gol histórico como jogador

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

No clássico entre Flamengo x Fluminense pelo segundo turno do Brasileirão, quando o Flu vencia o rival por 3 a 1, a torcida explodiu no Maracanã com um grito provocativo a Renato Gaúcho, então técnico do rival. O som de “ê ô, ê ô, o Renato é Tricolor!” ecoou pelo estádio e virou piada entre os torcedores do tricolor carioca, enquanto os rubro-negros perdiam de vez a paciência com o treinador. Relembre:

PUBLICIDADE

Agora com Renato demitido do comando técnico do Flamengo após fracassar no Brasileirão, na Libertadores e na Copa do Brasil, é possível analisar que o treinador só fez sucesso como treinador em um dos gigantes carioca: justamente o Fluminense.

Foi no Flu que Renato conquistou seu primeiro título relevante como técnico: a Copa do Brasil de 2007. Foi lá também que fez campanha histórica e levou a equipe à final da Libertadores de 2008, em que perdeu para a LDU.

PUBLICIDADE

Renato já havia comandado o Vasco anteriormente, de 2005 a 2006, e não decepcionou, tendo levado o time à decisão da Copa do Brasil, mas perdendo a final para o Flamengo. Foi demitido após fracassar no Carioca e sequer levar o time à semifinal.

Voltou ao mesmo Vasco em 2008, quando saiu do Fluminense. Foi Renato, então, o técnico do sofrido primeiro rebaixamento do Cruz-Maltino à Série B do Campeonato Brasileiro, o que marcou sua passagem.

Ainda treinou o Fluminense em outras duas oportunidades, em 2009 e 2014 – também havia passado em 2002, mas durante alguns meses -, mas não repetiu o mesmo desempenho e saiu sem títulos mais uma vez.

Em 2021, então, Renato voltou ao Rio de Janeiro para treinar o Flamengo, time que defendeu como jogador e fez sucesso. Teve bom início, mas o rendimento da equipe passou a despencar, até que chegou a fatídica eliminação da Copa do Brasil para o Athletico Paranaense, com derrota acachapante por 3 a 0, em pleno Maracanã. Sem chances de título brasileiro, restou a decisão da Libertadores da América, mas a derrota por 2 a 1 para o Palmeiras selou o fim da passagem de Renato pelo clube.

PUBLICIDADE

Com isso, a única taça de Renato por um gigante do Rio é justamente no Fluminense, onde havia ficado marcado em 1995 pelo gol de barriga na final do Campeonato Carioca, sobre o Flamengo de Romário, quando começou a coroa de “Rei do Rio”.

Leia também:

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

7 jogadores que podem render milhões ao São Paulo se forem vendidos por outros clubes

7 jogadores que podem render milhões ao Flamengo se forem vendidos por outros clubes

Mercado da Bola: 10 jogadores ex-Corinthians que podem reforçar seu time em 2022

Mercado da Bola: 10 jogadores ex-Palmeiras que podem reforçar seu time em 2022

PUBLICIDADE

Libertadores 2022 tem 29 times classificados; veja lista atualizada

Fifa define novas datas para o Mundial de Clubes 2021

Bola de Ouro 2021: confira os favoritos ao prêmio e onde assistir ao evento

Palmeiras define prioridades de reforços para disputa do Mundial

PUBLICIDADE