Home Futebol Finalistas da Libertadores, Palmeiras e Flamengo são os clubes que mais gastaram com reforços na década; veja valores

Finalistas da Libertadores, Palmeiras e Flamengo são os clubes que mais gastaram com reforços na década; veja valores

Palmeiras e Flamengo decidem a Libertadores neste sábado (27), em Montevidéu, no Uruguai

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva
PUBLICIDADE

A decisão da Libertadores neste sábado (27), no estádio Centenário, em Montevidéu, no Uruguai, colocará frente a frente além do forte futebol de Palmeiras e Flamengo, mas também os dois clubes que mais gastaram com contratações de jogadores na última década em toda a América do Sul.

Reestruturado desde 2014, com finanças em dia e sob o comando do então presidente Paulo Nobre, o Verdão conta ainda desde 2015 com o forte apoio da patrocinadora Crefisa na contratação de reforços. Desde então, foram gastos 121,9 milhões de euros (R$ 771,9 milhões) na compra de direitos econômicos de novos atletas.

Já o Flamengo colocou mais dinheiro ainda para construir o time atual bicampeão brasileiro e campeão da Libertadores em 2019. O time carioca conta com forte apoio da TV Globo que aceitou pagar valores bem acima da maioria dos rivais no futebol brasileiro para comprar os direitos de transmissão dos jogos do Rubro-Negro no Brasileirão – apenas o Corinthians recebe valores similares.

PUBLICIDADE

Na última década, também depois de se reorganizar fora dos gramados e pagar muitas dívidas, o Flamengo já investiu nada menos do que 142,8 milhões de euros (R$ 904 milhões) na aquisição de reforços desde 2012.

Gastos com a contratação de reforços na América do Sul nos últimos dez anos:

1 – Flamengo (BRA): 142,8 milhões de euros
2 – Palmeiras (BRA): 121,9 milhões de euros
3 – Boca Juniors (ARG): 121,3 milhões de euros
4 – River Plate (ARG): 101,3 milhões de euros
5 – Corinthians (BRA): 100,9 milhões de euros
6 – Atlético-MG (BRA): 96,7 milhões de euros
7 – São Paulo (BRA): 93,3 milhões de euros
8 – Santos (BRA): 67,6 milhões de euros
9 – Racing (ARG): 63,3 milhões de euros
10 – Independiente (ARG): 61,5 milhões de euros