Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Flamengo chega a 47 trocas de técnico no século XXI

Saída de Renato Gaúcho foi a 47ª do Fla no século XXI; líder da lista de trocas de treinador é o rival Vasco

Victor Martins
Formado na Universidade Metodista de São Paulo. No Torcedores desde 2016 ou algo parecido.Antes trabalhei para a GG12 (empresa de prestação de serviços de conteúdo para sites)

Crédito: Divulgação/Facebook Oficial Flamengo

Renato Gaúcho não é mais técnico do Flamengo. Nesta segunda-feira (29), a diretoria do Rubro-Negro anunciou que o treinador deixará o comando da equipe após a derrota na final da Libertadores, no último final de semana, para o Palmeiras.

Agora tendo que buscar novo treinador, o Rubro-Negro deu mais um passo para chegar ao topo de um ranking talvez nada agradável ao clube. A saída de Renato representará a 47ª que o Fla trocou de treinadores no século 21, segundo dados do jornalista Rodolfo Rodrigues.

Ao todo, 32 técnicos foram envolvidos nas 47 mudanças, com o sucessor do agora ex-comandante flamenguista o quarto desde a saída de Jorge Jesus do comando do time em meados de 2020. Domènec Torrent e Rogério Ceni foram antecessores no período após a saída do ‘Mister’.

O Flamengo está apenas a uma troca de treinador de se igualar ao Vasco, que lidera tal quesito. O Gigante da Colina fez 48 mudanças em seu comando técnico durante o século XXI, também com 32 treinadores envolvidos nestes processos, o mais recente deles sendo Fernando Diniz.

Curiosamente, os quatro primeiros postos são ocupados por times cariocas. O Fluminense vem em terceiro lugar, com 42 trocas de treinador (e 29 técnicos no século) e o Botafogo vem atrás (40 trocas, com 36 treinadores no século). Em quinto lugar, vem o primeiro time de fora do Rio de Janeiro, o Atlético-MG (39 mudanças, usando 28 técnicos).

Apesar do momento em que vive, com um número crescente de receitas financeiras e um time de grandes estrelas, o Flamengo não conseguiu nos últimos anos construir uma sequência longa de técnicos para o time. Na temporada 2020, teve três treinadores efetivos e em 2021 já teve dois. E terá que trocar de novo para 2022.

Num contraste, o Palmeiras teve um pouco mais de estabilidade no cargo de treinador. Foram 31 trocas no século para o Verdão, campeão da Libertadores em cima do Fla, 16 a menos do que os cariocas. E com seis técnicos a menos (26).


LEIA TAMBÉM

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

Mesmo sem Libertadores, Flamengo consegue chegar à meta de orçamento

Gallardo no Flamengo: técnico faz duas exigências para trabalhar no Brasil

Quem é Maurício Souza? Conheça o técnico interino que assume o Flamengo após a saída de Renato Gaúcho

Flamengo define primeiro jogador que deixará o clube após vice na Libertadores

Neymar torce tornozelo em jogo do PSG, sai chorando e preocupa; veja o lance chocante

Mundial de Clubes FIFA 2021: Sorteio define tabela da competição

FIFA anuncia os indicados ao Prêmio Púskas 2022: veja todos os gols

10 jogadores da Série B que seriam bons reforços na Série A