Home Futebol Com goleada e homenagem de Marta, Formiga se despede da seleção brasileira

Com goleada e homenagem de Marta, Formiga se despede da seleção brasileira

Volante atuou por 26 anos e 234 partidas pelo Brasil, um recorde entre mulheres e homens

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Parecia impossível, mas aconteceu. A jogadora Miraildes Maciel Mota, também conhecida como Formiga, fez sua última partida pela seleção brasileira de futebol feminino. A volante atuou por volta de 15 minutos na vitória do Brasil sobre a Índia, por 6 a 1, em Manaus. 

PUBLICIDADE

Ela entrou no lugar de Debinha, aos 32 minutos do segundo tempo, e atuou de fato como atacante. Com a faixa de capitã nos braços, jogou como uma atacante, participando inclusive da jogada do sexto gol, com o chute cujo rebote foi aproveitado por Ary Borges.

Ao final do jogo, Formiga foi cumprimentada pelas adversárias, abraçada pelas companheiras de equipe, e depois ovacionada por ambas, que formaram um corredor. Ao fim dele, estava a Rainha Marta, que não foi convocada, com um buquê e um microfone na mão, para uma breve, e linda, homenagem.

PUBLICIDADE

Aos 43 anos, ela encerra um ciclo de 26 anos a serviço da equipe principal do futebol feminino brasileiro, que se iniciou no dia 7 de junho de 1995, na partida entre Brasil e Japão, pela Copa do Mundo daquele ano. Sua carreira, por sua vez, começou em 1993, pelo São Paulo.

PUBLICIDADE

Desde então, foram 234 jogos, sendo 152 vitórias, 38 empates e 47 derrotas, com 37 gols marcados pela Seleção. É a atleta que mais vezes atuou pela Amarelinha, seja entre mulheres, seja entre homens.

Além da impressionante marca, Formiga é também a jogadora que mais jogou Copas do Mundo e o torneio de futebol dos Jogos Olímpicos. São sete participações em cada um, sendo duas pratas conquistadas nas Olimpíadas e outra prata e um bronze no Mundial.

Depois da festa a Arena da Amazônia, Formiga se despede da seleção brasileira e volta seu foco ao São Paulo. Contratada pelo Tricolor para a disputa do Paulistão, ela participará da final, em que a equipe joga contra o Corinthians.

A primeira partida será no Morumbi, no dia 4 de dezembro, uma quarta-feira, às 16h; A volta será no dia 8, domingo, na Arena Barueri, com início marcado para às 21h.

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

Em despedida de Formiga, Brasil goleia a Índia em amistoso em Manaus

Homenageada pela seleção brasileira, Formiga fala sobre sua trajetória e pede para ser lembrada como uma “guerreira do Brasil”

Corinthians confirma que final do Paulistão Feminino será na Arena Barueri

Formiga se declara ao São Paulo: “É um dos maiores marcos da minha carreira”

PUBLICIDADE

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Jornal argentino cita Anitta como “ex de Neymar” ao relatar sobre atração na final da Libertadores entre Flamengo e Palmeiras

Libertadores faz mudança importante e anula regra que favoreceu o Palmeiras em 2021

Palmeiras x Flamengo: Ronaldo crava placar na final da Libertadores

PUBLICIDADE

Palmeiras e Flamengo concorrem ao prêmio de melhor clube do mundo