Home Futebol Libertadores: os 7 brasileiros que brilharam na competição

Libertadores: os 7 brasileiros que brilharam na competição

Confira os jogadores do Brasil que se destacaram no torneio continental

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Com a final da Copa Libertadores 2021 se aproximando — marcada para o dia 27, às 17h, no estádio Centenário, em Montevidéu — o confronto brasileiro entre Flamengo e Palmeiras domina, naturalmente, o noticiário e os comentários. Mas o fim da competição traz outros assuntos à tona.

PUBLICIDADE

Um deles, e um dos mais divertidos, é a retrospectiva dos desempenhos dos jogadores. Quem foi bem, quem foi mal, quem surpreendeu, que decepcionou. Aquele papo que combina com qualquer ambiente em que se goste de conversar sobre futebol.

Para, então, ajudar a “turbinar” a resenha dos leitores, o Torcedores reuniu e destacou alguns dos atletas que melhor atuaram na Libertadores 2021. Mas com um recorte específico: ter nascido no Brasil. Abaixo, então, você confere os brasileiros que brilharam na atual edição do torneio da Conmebol.

PUBLICIDADE

Sete brasileiros que brilharam na Copa Libertadores 2021

Gabigol

O “homem do título” de 2019 do Flamengo parece ser muito chegado na Libertadores. Tanto que está brilhando na atual edição. Gabigol, afinal, é o artilheiro da competição, com 10 gols, e o segundo atleta que mais deu assistências, com 4 — e quem mais participou diretamente de gols.

Caso o Fla vença o Palmeiras no dia 27, o camisa 9 rubro-negro é favoritíssimo a vencer o prêmio de Melhor Jogador do torneio, ao qual, aliás, está devidamente indicado.

Bruno Henrique

Desde sempre, parece ser muito difícil falar de Gabigol sem falar em Bruno Henrique. Até porque, se o camisa 9 foi o herói do título, o 27 foi eleito o melhor da Libertadores de 2019. E concorre novamente ao prêmio, em 2021. Com seus seis gols e quatro assistências, não é por menos.

Mais discreto durante a fase de grupos, o atacante disparou, como geralmente faz pela ponta esquerda, no mata-mata, em especial das quartas de final em diante, tendo marcado cinco gols em quatro partidas e participando diretamente de gols em todos os jogos dessas duas fases.

PUBLICIDADE

Fred

Se o Fluminense foi uma das surpresas da Libertadores 2021, boa parte das explicações recaem em Fred. O atacante, no auge de seus 38 anos, liderou o ataque tricolor na campanha que parou nas quartas de final. E com números impressionantes.

O camisa 9 é o atual vice-artilheiro do torneio, com 7 gols, e ainda tem duas assistências. Além do claro impacto na produção ofensiva do Flu, impressiona sua regularidade, participando diretamente de gols em sete das nove partidas que disputou.

Hulk

Ok, Hulk perdeu um pênalti que poderia ter mudado o curso da história do Atlético-MG (e do Palmeiras) na Libertadores. Mas seu desempenho, ainda assim, foi gigantesco na competição. O camisa 7, afinal de contas, está empatado com Fred na vice-artilharia, com 7 gols, e distribuiu mais três assistências. Suas 10 participações diretas em gols só perdem para as 14 de Gabigol.

Sua participação na fase de grupos foi grandiosa, com seis gols e uma assistência em seis jogos, e sua atuação na complicadíssima quarta de final contra o River Plate, inesquecível. Ah, se o pênalti no Allianz entra…

PUBLICIDADE

Everson

No “parzinho” de Hulk no Galo está Éverson, outra das grandes surpresas da Libertadores 2021. O goleiro não foi um bastião da regularidade, é verdade, mas tem números — e momentos — bastante significativos.

Sua média de 0,3 gols sofridos por jogo, por exemplo, é a melhor da edição (junto de Rossi, do Boca Juniors, que teve, obvio, menos aparições em campo), suas sete partidas sem ser vazado também estão na mesma posição, e sua média de defesas por partida (3,1), está no top 10. E ainda teve sua noite de herói, na disputa de pênaltis contra o Boca, nas oitavas de final.

Weverton

Por falar em goleiro, não é possível não falar de Weverton. O titular do Palmeiras, afinal, é o único da posição indicado pela Conmebol ao prêmio de Melhor Jogador da Libertadores 2021. Motivos não faltam.

Um deles está nos números. O camisa 21 tem os mesmos 7 “clean sheets” de Éverson, e portanto na liderança dividida do ranking, além de ter a segunda melhor média de gols sofridos por partida (0,5). Sua média de defesas não é a mais alta mas, sua partida contra a Universidad Católica-CHI, nas oitavas, foi a segunda em que mais teve defesas na carreira (atrás somente das 10 feitas na volta das semis contra o River Plate, na edição de 2020).

PUBLICIDADE

Dudu

E chegamos ao membro mais polêmico desta lista. Dudu, afinal, tem apenas seis partidas na Libertadores 2021, quatro delas como titular, e está longe de ter os números de outros atacantes aqui mencionados. Sequer foi indicado ao prêmio de Melhor Jogador, como seu colega alviverde e seus rivais rubro-negros. Mas foi absurdamente decisivo.

O camisa 4+3 tem apenas dois gols na atual edição, mas que praticamente “deram” as classificações ao Palmeiras. Um diante do São Paulo, que aumentou o placar para 2 a 0 e encaminhou a vaga nas semis, e o gol de empate contra o Atlético-MG, diante de um Mineirão cheio, que carimbou o passaporte do Verdão para Montevidéu.

Para além do poder de decisão, Dudu de fato teve um bom desempenho no torneio. Sua média de dribles (1,3, com 87% de acerto), de passes-chave (1,2) e o número de grandes chances criadas (3), mostram que o “baixola” não precisou de muita readaptação para brilhar na busca pela “Glória Eterna”.

 

PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM

6 coisas que mudaram no Palmeiras desde a última final da Libertadores

Arrascaeta manda recado para torcida do Flamengo antes da final da Libertadores

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonat

Brasil “cola” na Bélgica no ranking de seleções da Fifa; veja o top-10

Mudanças no Brasileirão, demissão na Globo, saída de Douglas Costa, decisão no Flamengo e mais: as últimas do futebol

Brasileirão: três times já garantiram vaga na Libertadores 2022

PUBLICIDADE

São Paulo ainda pode cair no Brasileirão? Veja chances e próximos jogos

Neto crava derrota do Palmeiras na Libertadores: “Abel Ferreira será a maior vergonha de 2021”

Diego Ribas explica motivo de Jorge Jesus ser “diferente” e relembra conquista do Flamengo na Libertadores