Home Futebol Libertadores: Conheça Alexandre Mendes, o “olho tático” de Renato Gaúcho no Flamengo

Libertadores: Conheça Alexandre Mendes, o “olho tático” de Renato Gaúcho no Flamengo

Alexandre Mendes foi auxiliar do técnico em cinco clubes: Vasco, Fluminense, Bahia, Grêmio e Athletico Paranaense

Por Wilson Pimentel em 26/11/2021 18:57 - Atualizado há 3 meses

Alexandre Mendes em ação pelo Flamengo
Alexandre Vidal/ Flamengo

Atrás da carreira bem-sucedida de Renato Gaúcho existe um nome: Alexandre Mendes. Muitos não ligam o nome à pessoa, mas ele é o braço direito do treinador desde 2006. De lá para cá, trabalharam juntos no Vasco, Fluminense, Bahia, Grêmio e Athletico Paranaense.

Pode parecer pouco, mas 15 anos a dupla levantou oito taças: a Recopa Sul-Americana (2018), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2007 e 2016) e o Campeonato Gaúcho (2018 2019, 2020 e 2021).

Nascido no Rio de Janeiro, Alexandre Mendes nunca comandou um trabalho como técnico principal. A maior credencial dele é, de fato, ser auxiliar técnico de Renato Gaúcho por tantos anos. Para muitos, é a dupla mais vitoriosa da história do futebol brasileiro.

Ele foi responsável por ajudar Renato Gaúcho a formar a organizar, montar e estruturar a equipe do Grêmio que encantou o Brasil entre 2017 e 2020. Alexandre Mendes também tem méritos na formação de nomes como Everton Cebolinha, Pepê, entre outros.

Alexandre Mendes nunca pensou em desfazer a parceria com Renato Gaúcho. Em 2011, por exemplo, ele foi convidado por Mário Celso Petraglia para assumir o lugar do amigo no Athletico Paranaense em 2011. Porém, recusou o convite do mandatário rubro-negro.

Posteriormente, Alexandre Mendes recebeu sondagens para iniciar a carreira de treinador no exterior. Ele chegou a ser sondado por clubes da Arábia Saudita, Catar e Emirados Árabes. E novamente rechaçou a possibilidade de deixar o treinador para trás.

O estudioso

Formado em educação física, Alexandre Mendes também carrega no currículo um curso de técnico da CBF Academy. Enquanto Renato Gaúcho cuida do “campo e bola”, ele é quem cuida da parte teórica do treinos, táticas e palestras para os jogadores.

À beira do campo, se destaca pela facilidade na leitura de jogo, o que para muitos, é melhor que a do próprio Renato Gaúcho. Nos bastidores do Flamengo, Alexandre Mendes é considerado como um profissional “acima da média” por ser o “olho tático” do treinador.

Antes da pandemia de Covid-19, Alexandre Mendes passou as férias na Europa. Lá, visitou clubes da Espanha, França, Inglaterra, Itália e Portugal. Nesse ínterim, passou por Barcelona, Paris Saint-Germain, Chelsea, Milan e Porto.

O dia a dia

Surfista nas horas vagas, Alexandre Mendes foi apelidado de “Gabeira” por Renato Gaúcho. É uma referência à surfista Maya Gabeira, filha do ex-deputado federal Fernando Gabeira. No dia a dia, tem excelente relacionamento com o elenco rubro-negro.

Ninho do Urubu, por exemplo, é visto com frequência utilizando o quadro tático para os jogadores. De acordo com alguns funcionários do clube, Alexandre Mendes é tido como referência para as principais lideranças do elenco.

Enquanto o treinador é conhecido por seu bom humor, Alexandre Mendes é mais reservado. Em razão disso, raramente é visto concedendo entrevistas. Pelo contrário, ele sempre foi avesso às entrevistas desde os tempos de Vasco.

É apostando no entrosamento da dupla Renato Gaúcho e Alexandre Mendes que o Flamengo espera obter sucesso diante do Palmeiras. Afinal, a conquista do Tricampeonato da Copa Libertadores da América é o maior objetivo do clube em 2021.

Sábado, às 15h30, tem Palmeiras x Flamengo no SBT, a grande Final da Libertadores 2021. Acompanhe pela tv ou www.sbt.com.br/aovivo #GrandeFinalnoSBT 

LEIA MAIS: 

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato 

Renato Gaúcho disputou sete Libertadores e ganhou uma; confira os números do técnico do Flamengo 

Libertadores: Em 2 anos no profissional, Ramon busca oitavo título pelo Flamengo 

Em fim de contrato no Sion, ex-promessa do Flamengo é oferecido ao Cruzeiro; entenda a situação 

Mercado da bola: Flamengo está disposto a facilitar saída de jogador pouco utilizado por Renato Gaúcho no Brasileirão 

Sheik diz se Renato Gaúcho tem capacidade de substituir Tite na seleção 

Libertadores 2021: 25 jogadores que podem ficar livres em 2022 

Organização elege Lewandowski como melhor do mundo em 2021 

Palmeiras x Flamengo: final da Libertadores envolve os dois times mais caros do Brasil; confira

Exit mobile version