Home Futebol Presidente afastado da CBF, Caboclo quebra o silêncio e detalha negociação frustrada por Xavi na seleção

Presidente afastado da CBF, Caboclo quebra o silêncio e detalha negociação frustrada por Xavi na seleção

Rogério Caboclo contou que a negociação com Xavi durou alguns meses antes do espanhol recusar o convite

Danielle Barbosa
Jornalista. Escrevendo para o Torcedores desde 2014.

O presidente afastado da CBF, Rogério Caboclo, se manifestou pela primeira vez sobre a tentativa de contratar o ex-jogador espanhol Xavi como auxiliar técnico da seleção brasileira. Durante sua apresentação como treinador do Barcelona, o ídolo culé revelou que o projeto proposto pelos dirigentes brasileiros previa ainda que ele assumisse o cargo de treinador do Brasil após a Copa do Mundo do Catar, em 2022.

PUBLICIDADE

Em entrevista ao blog do Perrone, no UOL Esporte, Caboclo contou que foi ele quem teve a ideia de fazer uma proposta por Xavi “A ideia de tentar trazer o Xavi foi minha. Ninguém sugeriu. A conversa foi minha, diretamente com ele”, disse o dirigente, que explicou ainda que a ideia do espanhol assumir o comando da seleção após a Copa não era uma certeza.

“Não estou desmentindo o Xavi. É uma questão de modo de falar. Atentei para a possibilidade, mediante uma campanha de muito êxito, se ele se estabelecesse no Brasil, se tivesse uma boa adaptação. Uma série de fatores poderia levá-lo a ser treinador da Seleção Brasileira, mas ele não viria sob a condição de ser o técnico depois da Copa de 2022. Dependia dele. Eu disse : ‘vou investir em você”, disse Caboclo.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJJRFdqT0l0diIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Rogério Caboclo contou que chegou a analisar outros nomes antes de decidir pelo de Xavi, e explicou que o ídolo do Barcelona ajudaria a seleção brasileira a suprir uma lacuna de informações do futebol europeu.

“Xavi supriria uma lacuna de informações sobre o futebol internacional. Ele conhece clubes e seleções, tem informações de jogadores mais jovens e de experientes. Não só informações, mas as metodologias que estão sendo usadas lá fora. Ele tem as portas abertas em todos os clubes. A crítica não é que temos pouco enfrentamento com europeus? Nada melhor do que trazer para a nossa seleção alguém como o Xavi para suprir isso”, disse.

“Xavi seria multifuncional, ele também discutiria ideias com o Tite. Como o Thierry Henry na função de assistente do Roberto Martínez. Acho que esse foi um dos motivos de sucesso da Bélgica [na Copa da Rússia]”, acrescentou Caboclo, citando o projeto belga, que eliminou o Brasil na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

PUBLICIDADE

Sobre a negociação, Rogério Caboclo admitiu que se encontrou com Xavi e com o agente do então treinador do Al-Sadd. “De fato, nos encontramos. Conversamos com ele e com o agente dele. Falei da ideia, da possibilidade. Perguntei do contrato dele e conversamos sobre conceitos. Entregamos ao agente dele e ao nosso diretor de RH, que era um italiano (Marco Dalpozzo), e ao nosso diretor comercial (Lorenzo Perales), que eu trouxe do Real Madrid”, relembrou.

“A conversa caminhou até certo ponto, até que ele disse que teria eleição no Barcelona e que alguns dos candidatos tinham como meta tê-lo como treinador. Ele é um ícone da nação catalã. Ele queria vir, entre ser o segundo do Tite, com expectativa de ser treinador no Brasil… Ele disse disse que a proposta para trabalhar na Seleção Brasileira era um sonho para ele, mas, que diante do convite para ser treinador do time que é a paixão da vida dele, não poderia assumir outro compromisso”, completou.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIzd0liRmtYYSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Leia também:
Xavi comanda primeiro treino como técnico do Barcelona; assista
Xavi desembolsa fortuna para deixar Al Sadd e assinar com o Barcelona
Novo treinador do Barcelona, Xavi revela se cogitou substituir Tite na seleção brasileira
Lista de dispensas do técnico Xavi no Barcelona tem seis jogadores, incluindo dois brasileiros

Siga o Torcedores no Facebook para acompanhar as melhores notícias de futebol, games e outros esportes