Home Futebol Justiça acata denúncia e presidente do Flamengo será investigado por crime

Justiça acata denúncia e presidente do Flamengo será investigado por crime

Defesa do Fla chegou a se pronunciar em entrevista ao jornal “O Globo” quando a denúncia foi feita

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Após denúncia do Ministério Público Federal de Brasília, a 10ª Vara Federal Criminal acatou a denúncia feita contra o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, e outras quatro pessoas, por conta de crimes na administração de um fundo de pensão.

PUBLICIDADE

Segundo a denúncia do MPF, Landim, Demian Fiocca, Nelson José Guitti Guimarães e Geoffrey David praticaram atos de gestão fraudulenta de instituição financeira equiparada quando aplicaram recursos do FIP Brasil Petróleo 1 na empresa americana DEEPFLEX INC.

O MPF classifica a ação com violadora do Regulamento do Fundo, além das normas da Comissão de Valores Mobiliários, bem como os deveres de diligência de gestores de capital de terceiros. A denúncia afirma que o presidente do Flamengo e o quarteto cometeram crimes no posto de gestores do FIP Brasil Petróleo 1 uma vez que realizaram aplicação em investimentos no exterior a partir de compra de ações da companhia americana

PUBLICIDADE

A aplicação no exterior é proibida, e teria ocorrido por meio de “atos com contornos de aparente fraude”, conforme descrito pelo MPF para contornar o veto.

Quando denunciado, Landim negou irregularidades, através de sua defesa.

“Os gestores estranharam o oferecimento da denúncia. O referido invetimento estava de acordo com a política de investimentos do FIP; cumpriu todos os procedimentos previstos; e foi fundamentado à época por parecer de jurista independente especializado em fundos de investimento e mercados de capitais”, disse o advogado do presidente do Fla, Ricardo Pieri Nunes.

LEIA TAMBÉM:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Confusão entre Petraglia e Gabigol foi motivada por gesto do atacante do Flamengo: ‘Molecagem, aqui não’

São Paulo terá planejamento especial com jogos no Nordeste; entenda

Em meio à briga contra o rebaixamento, atraso de Mancini gera “desconforto interno” com alguns jogadores do Grêmio

PUBLICIDADE

Atlético-MG: Dirigente é denunciado no STJD após polêmica com o VAR