Home Futebol São Paulo empata demais? Conheça a história bizarra do time que teve 26 empates e só uma derrota em 38 rodadas

São Paulo empata demais? Conheça a história bizarra do time que teve 26 empates e só uma derrota em 38 rodadas

Tricolor Paulista chegou a 14 resultados iguais neste Brasileirão, mas ainda segue longe de recorde histórico estabelecido há 36 anos

Álvaro Logullo Neto
24 anos, formado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo e, desde 2021, redator de esportes no Torcedores.com. Por aqui, um pouco de tudo: tênis, basquete, NFL, Fórmula 1, esportes olímpicos e Fiorentina... digo, futebol!

Ontem, quarta-feira (10), uma linda cobrança falta de Benítez, já nos acréscimos finais da partida contra o Fortaleza, salvou o São Paulo de mais uma derrota no Brasileirão. No entanto, o gol não impediu um novo empate da equipe paulista, que já acumula 14 resultados iguais em 31 rodadas até aqui. Além disso, recentemente, o Tricolor também estabeleceu uma sequência de seis empates seguidos — algo que incomodou boa parte de seus torcedores. Acima deste quesito, no Campeonato Brasileiro, há somente dois times: o Cuiabá e o Ceará, que já empataram 15 vezes.

PUBLICIDADE

Contudo, se a grande quantidade de jogos sem um vencedor com o São Paulo em campo já chama a atenção, este número sequer se aproxima de um verdadeiro recorde ‘conquistado’ há 36 anos por uma equipe italiana.

Nem o São Paulo supera!

Embora tenha sido fundado em 1905, o Perugia, da cidade de mesmo nome, na Itália, não acumula grandes conquistas em sua história. Além de um título da Série B, em 1974-75, o time vermelho e branco também se vangloria por ter vencido a extinta Copa Intertoto da UEFA — torneio europeu, que contava com equipes menores.

PUBLICIDADE

Entretanto, o Perugia tem um feito em sua história jamais igualado no país da Bota — e talvez no mundo! Isso porque, na longínqua segunda divisão italiana de 1984-85, a equipe perdeu somente um dos 38 jogos e, mesmo assim, não conseguiu o acesso para a Série A. O motivo? Simplesmente, 26 empates acumulados naquela edição do campeonato.

O Napoli, na temporada 2003-04, também atingiu este número assustador de resultados iguais, mas em um torneio que contava com 46 jogos. Já o Perugia, além dos 26 empates, venceu 11 jogos e perdeu uma única partida (para o Pisa, por 4 a 1). Para se ter ideia, o Pisa, justamente o campeão daquela edição, foi derrotado cinco vezes.

Dos 26 empates do Perugia, 13 deles foram 0 a 0! Sim, isso mesmo. Simplesmente 1.170 minutos sem bolas nas redes durante o torneio. No mais, 11 duelos terminaram em 1 a 1 e dois com o placar de 2 a 2. Com essa campanha bizarra, o Perugia somou 48 pontos. Somente dois a menos que o campeão Pisa e que o vice Lecce — e um a menos que o Bari. Sendo assim, em 4º lugar, o time da “empatite” não conseguiu subir.

Vale lembrar que, naquela época, a vitória valia somente dois pontos. Ou seja, se tal campanha rolasse nos dias atuais, o Perugia ficaria em uma posição pior na tabela.

PUBLICIDADE

Ninguém queria vencer…

No geral, o campeonato da segunda divisão da temporada 1984-85 foi marcado por uma quantidade simplesmente inacreditável de empates. 162 dos 380 jogos do torneio terminaram sem um vencedor – o que significa mais de 42% das partidas. Para se ter ideia, a última edição do Brasileirão, em 2020, teve 108 empates (28% do total).

Além do Perugia, Catania e Empoli também impressionaram com 21 partidas empatadas ao longo da trajetória naquela edição da competição nacional. Enfim, da próxima vez que o torcedor do São Paulo pensar em reclamar da “empatite” do time, pense no Perugia da temporada 1984-85: uma equipe que, certamente, sempre garantiria UM pontinho conquistado. Nem menos, nem mais.

LEIA MAIS:

São Paulo: Zagueiro que não joga há quase dois anos treina com bola; veja vídeo

Brasileirão? Cinco técnicos já foram demitidos da Premier League em 11 rodadas

Renato Gaúcho não deve ficar! Veja 5 opções do Flamengo para 2022

PUBLICIDADE

Cafu rasga elogios a atacante: ‘Será um dos melhores na Copa do Mundo’

Palmeiras x Flamengo: STJD e autoridades tomam decisão sobre final da Libertadores

Seleção: Tite rejeita visitar Bolsonaro se ganhar o título da Copa do Mundo

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato