Home Esportes Olímpicos Confira os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2021

Confira os vencedores do Prêmio Brasil Olímpico 2021

Premiação realizada pelo COB prestigiou os atletas que ajudaram o Brasil a ganhar número recorde de medalhas nos Jogos Olímpicos

Por Thais May Carvalho em 08/12/2021 06:29 - Atualizado há 2 anos

Foto: Jonne Roriz/Time Brasil

Realizado na noite desta terça-feira (07), em Aracaju, o Prêmio Brasil Olímpico 2021, que é organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, homenageou os melhores atletas do país no ano e celebrou a campanha histórica realizada em Tóquio.

Os grandes vencedores da noite foram a ginasta Rebeca Andrade e o canoísta Isaquias Queiroz, que levaram o prêmio de Melhor Atleta do Ano nas categorias feminina e masculina. Em 2021, Rebeca conquistou um ouro (salto) e uma prata (individual geral) nos Jogos Olímpicos, além de um ouro na etapa da Copa do Mundo de Ginástica Artística em Doha. Já Isaquias ganhou uma medalha de ouro na prova de 1000 metros da canoagem de velocidade em Tóquio.

Rebeca superou Ana Marcela Cunha (maratona aquática) e Rayssa Leal (skate) para levar o seu primeiro prêmio de Melhor Atleta do Ano. Como não pôde comparecer ao evento, a ginasta mandou um vídeo de agradecimento: “Primeiramente eu gostaria de agradecer a Deus pela oportunidade de receber esse prêmio. Esse momento é muito importante para mim, minha carreira é cheia de altos e baixos e esse ano consegui realizar todos os meus sonhos e objetivos. A rede de apoio do COB, da CBG e do Flamengo me ajudaram. O Chico, meu treinador, então nem se fala. Hoje eu sinto que esse prêmio não é só meu, é de todos nós. Somos todos Atletas do Ano e tenho muito orgulho de vocês e das nossas histórias”.

Ao bater Ítalo Ferreira (surfe) e Hebert Conceição (boxe), Isaquias Queiroz conquistou o prêmio de Melhor Atleta do Ano pela quarta vez (2015, 2016 e 2018), tornando-se o maior vencedor da categoria. “É uma honra poder receber esse troféu, quarta vez, igualando o número de medalhas olímpicas. Primeiramente, queria agradecer ao COB pelo apoio que tem dado sempre. São tantas pessoas, muita gente. Minha equipe, à minha esposa, toda garotada de Lagoa Santa”, disse o canoísta.

Quem levou o troféu de Atleta da Torcida foi Fernanda Garay, do vôlei. Ela recebeu 42,51% dos mais de 345 mil votos registrados (a maior participação da história do prêmio). A medalhista de prata em Tóquio, que bateu outros 19 atletas na votação popular, agradeceu o reconhecimento da torcida: “Muito obrigada a todos que votaram em mim. Encerro meu ano esportivo com a prata em Tóquio 2020 e com esse Troféu. Isso só demonstra que eu tracei o caminho de forma correta e com dedicação”.

Novidade na cerimônia do COB, o Prêmio Inspire reconhece a trajetória mais inspiradora da temporada. Também baseado no voto do público, o prêmio teve como vencedora a skatista Rayssa Leal, a Fadinha, que venceu uma medalha de prata no skate street em Tóquio.

Outra homenageada da noite foi Janeth Arcain. Ela recebeu o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, que é dado para atletas e ex-atletas que representam os valores olímpicos. Janeth fez parte da seleção brasileira de basquete por mais de duas décadas, vencendo duas medalhas olímpicas – uma prata em Atlanta (1996) e um bronze em Sydney (2000) -, além de ser campeã mundial em 1994. 

“Fiquei muito emocionada quando o Presidente Paulo Wanderley me ligou. Receber o Troféu Adhemar Ferreira da Silva é também um momento de representatividade. Foram 21 anos dedicados à seleção brasileira, abri mão de muita coisa e isso vai muito de encontro com os valores que Adhemar tinha, como dedicação, excelência, ética. Muitos desses valores me foram passados pela minha mãe Rita e eu tento passar para as crianças que frequentam a minha instituição”, disse Janeth.

Por conta da campanha histórica em Tóquio, onde o Brasil estabeleceu um novo recorde de medalhas, com 21, o COB também homenageou seis técnicos campeões olímpicos com o troféu de Melhores Técnicos do Ano. Foram eles: André Jardine (futebol), Fernando Possenti (maratona aquática), Francisco Porath (ginástica artística), Javier Torres (vela), Lauro Souza (canoagem velocidade) e Mateus Alves (boxe).

PRÊMIOS INDIVIDUAIS

O COB também premiou atletas de cada uma das modalidades em que o Brasil esteve representado nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Veja os vencedores abaixo:

Badminton – Ygor Coelho  

Basquete 3×3 – Fabrício Veríssimo 

Basquete 5 x 5 – Clarissa dos Santos 

Beisebol – Thyago Vieira 

Boxe – Hebert Conceição 

Canoagem Slalom – Ana Sátila 

Canoagem Velocidade – Isaquias Queiroz 

Ciclismo BMX Freestyle – Eduarda Bordignon 

Ciclismo BMX Racing – Renato Rezende 

Ciclismo Estrada – Vinícius Rangel 

Ciclismo Mountain Bike – Henrique Avancini 

Ciclismo Pista – Wellyda Rodrigues 

Desportos na Neve – Michel Macedo 

Desportos no Gelo – Nicole Silveira 

Escalada Esportiva – Felipe Ho Foganholo 

Esgrima – Nathalie Moellhausen 

Futebol – Richarlison 

Ginástica Artística – Rebeca Andrade 

Ginástica de Trampolim – Camilla Gomes 

Ginástica Rítmica – Duda Arakaki 

Golfe – Alexandre Rocha 

Handebol – Bruna de Paula 

Hipismo Adestramento – João Victor Oliva 

Hipismo CCE – Carlos Parro 

Hipismo Saltos – Marlon Zanotelli 

Hóquei sobre Grama e Indor – Vinicius Vaz 

Judô – Mayra Aguiar 

Karatê – Vinícius Figueira 

Levantamento de Pesos – Jaqueline Ferreira 

Maratona Aquática – Ana Marcela Cunha 

Nado Artístico – Laura Miccuci e Luisa Borges 

Natação – Bruno Fratus 

Pentatlo Moderno – Danilo Fagundes 

Polo Aquático – Ana Beatriz Mantellato 

Remo – Lucas Verthein 

Rugby – Isadora Cerullo 

Saltos Ornamentais – Kawan Pereira 

Skate – Rayssa Leal 

Softbol – Mariana Pereira 

Surf – Italo Ferreira 

Taekwondo – Milena Titoneli 

Tênis – Luisa Stefani e Laura Pigossi 

Tênis de Mesa – Hugo Calderano 

Tiro com Arco – Marcus D’Almeida 

Tiro Esportivo – Felipe Wu 

Triathlon – Vittoria Lopes 

Vela – Martine Grael e Kahena Kunze 

Vôlei – Fernanda Garay 

Vôlei de Praia – Duda Lisboa 

Wrestling – Laís Nunes

Leia Mais

Prêmio Brasil Olímpico é realizado pela primeira vez no Nordeste

EUA fará boicote diplomático na Olimpíada de Inverno de 2022, em Pequim

Rayssa Leal vence o STU Open Rio

Exit mobile version