Home Futebol Conheça a história de Bengala, um dos primeiros ídolos do Cruzeiro

Conheça a história de Bengala, um dos primeiros ídolos do Cruzeiro

Bengala foi um dos primeiros ídolos do Cruzeiro e do futebol brasileiro

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

A história do Cruzeiro é recheada de grandes craques que desfilaram toda a sua classe e valentia vestindo a camisa da equipe mineira ao longo dos anos. E quem de certa forma “puxou a fila” foi o senhor Italo Fratezzi, o popular Bengala, que durante os anos que esteve no clube envergou o manto com toda a raça e talento que marcaram o futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

A quase 100 anos atrás, Bengala chegava ao então Palestra Itália em 1925 para fazer parte da primeira equipe do Cruzeiro que ergueu um troféu  de estadual. No caso, estamos falando não apenas de um, mas de três troféus consecutivos do Campeonato Mineiro dos anos de 1928, 1929 e 1930.

Descrito como “objetivo e veloz “, Bengala fazia miséria pela ponta -esquerda do campo, sendo um dos melhores jogadores do Estádio JK, primeira casa do Cruzeiro. Versátil, ele também jogava na armação do time no meio caindo sempre para o lado canhoto. Bengala também foi campeão do Torneio Início dos anos de 1926, 1927, 1929 e 1938.

PUBLICIDADE

Ídolo como jogador e agora como técnico do Cruzeiro Esporte Clube

Como se não houvesse idolatria suficiente, a figura mítica ainda tratou de turbinar a sua moral com a torcida do Cruzeiro ao também conquistar títulos como treinador da Raposa. Bengala comandou o clube de Belo Horizonte em mais duas glórias: os Campeonatos Mineiros dos anos de 1940 e 1944. Ele ainda treinou o Botafogo e seleção mineira antes de se aposentar como técnico.

Como treinador da Raposa, Bengala computou 126 partidas, ganhando 60, empatando 24 e perdendo em 42. Ele continuou no Cruzeiro ajudando a construir o grande clube de hoje, até morrer, em 22 de junho de 1980, aos 74 anos, vítima de uma parada cardíaca.

“Só saio daqui quando morrer.” – declarou Bengala.

Leia também

Saiba como surgiu o hino do Cruzeiro

Recorde os sete títulos internacionais do Cruzeiro

Relembre a carreira de Alex Alves, ídolo do Cruzeiro que nos deixou cedo

Cruzeiro bateu o River Plate em 99 e levou seu último título internacional; relembre

Mercado da bola: Três motivos afastam Cavani do Corinthians

Atlético-MG vai receber quantia milionária com a Adidas; veja os valores

Palmeiras: Deyverson rebate ameaça de Neto e manda recado para ex-jogador

Goleador! Hulk terminará o ano como artilheiro do futebol brasileiro

 

PUBLICIDADE