Home Futebol Corinthians 1 x 0 Vasco, 2012: Relembre o jogo que eternizou Paulinho na história do Timão

Corinthians 1 x 0 Vasco, 2012: Relembre o jogo que eternizou Paulinho na história do Timão

Corinthians e Vasco realizaram no dia 23 de maio de 2012 uma partida emocionante, que ficou marcada na história das duas equipes

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

Em 2012 o Corinthians encerrou seu jejum de títulos da Libertadores, levantando a taça sul-americana pela primeira vez. A campanha do título foi marcada por partidas históricas. Uma delas foi o jogo contra o Vasco, pela partida de volta das quartas de final.

O Pacaembu foi palco de um duelo decisivo após o empate sem gols no jogo de ida. O Timão levou a melhor e conseguiu a vitória graças a Paulinho, que marcou o que talvez seja seu gol mais importante na história do clube. Mas o confronto teve outros nomes de destaque dos dois lados. Tanto heróis como vilões. Relembre detalhes deste jogo histórico.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Espetáculo? Só fora de campo

Apesar de nomes com qualidade dos dois lados, o jogo foi marcado por muita entrega, várias faltas e cartões para os dois times.

Quem deu show foi a torcida do Corinthians, que mais uma vez apoiou o time do começo ao fim, com direito a um mosaico e muita cantoria ao longo da partida.

Poucas chances de gol foram criadas ao longo do jogo, que dava a impressão que seria decidida apenas nas penalidades.

Tite na torcida do Corinthians

A tensão da partida decisiva se refletiu também nas comissões técnicas. Depois da arbitragem não marcar uma falta em cima de Paulinho e dar cartão amarelo para Emerson, Tite foi expulso e comandou seu time das numeradas, no meio da torcida.

PUBLICIDADE

Candidatos a vilões da noite e “gol de Cássio”

Em um jogo truncado, qualquer lance poderia resolver a partida. E aos 17 minutos aconteceu a jogada que poderia ter mudado a história não só do confronto, como o futuro de vários jogadores.

Após cobrança de falta, Alessandro tenta fazer um passe, mas Diego Souza intercepta a bola e avançou sozinho. Por segundos o estádio se calou, prevendo o pior. O lateral-direito teve tudo para ser mais um jogador a virar vilão em uma eliminação na Libertadores.

Só que esse “papel” ficou com Diego. O atacante parou em Cássio, que evitou um gol praticamente certo. O lance serviu para o atleta ganhar de vez a confiança da torcida, uma vez que ele assumiu a titularidade apenas nas oitavas de final, contra o Emelec.

Consagração de Paulinho

Por conta da defesa citada acima, o goleiro alvinegro poderia ter sido o nome do jogo. Mas quem se consagrou neste duelo foi Paulinho. Para dar ainda mais emoção, o gol que da vitória aconteceu somente aos 42 minutos do segundo tempo. Em cobrança de escanteio, Paulinho apareceu livre na área e cabeceou, sem chances de defesa para Fernando Prass, garantindo a classificação do Corinthians.

PUBLICIDADE

Na comemoração o volante foi até a torcida, sendo abraçado por torcedor, em cena que foi repetida pelo clube ao oficializar o retorno do atleta ao Parque São Jorge.

Mais informações do Corinthians

Por coincidência do destino, vários jogadores que estavam naquele time vão se reencontrar no Corinthians em 2022. Cássio, um dos atletas mais vitoriosos da história do clube, segue como titular da equipe, ao lado de Fábio Santos. Paulinho, herói da noite, é o primeiro reforço confirmado para a próxima temporada.

Já Alessandro, Alex e Danilo seguem no Parque São Jorge, mas ajudando o clube fora de campo.

LEIA TAMBÉM:

D’Alessandro volta ao Internacional, goleiro deixa o Corinthians, São Paulo perto de Douglas Costa e mais: Veja as movimentações do mercado da bola no Brasil nesta quinta (16)
Brasileirão: Confira os 4 clubes que surpreenderam em 2021
Brasileirão: 5 contratações que geraram expectativa mas decepcionaram em campo
Cruzeiro fecha o ano de 2021 com o terceiro maior público do futebol brasileiro

PUBLICIDADE