Home Novidades Brasileirão: Confira os 4 clubes que surpreenderam em 2021

Brasileirão: Confira os 4 clubes que surpreenderam em 2021

Atlético-MG, Fortaleza, América-MG e Santos fizeram um Brasileirão com campanhas que merecem elogios em comparação com as expectativas criadas

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

O Brasileirão 2021 chegou ao seu final com o Atlético-MG garantindo o título bicampeonato. Apesar de ser considerado um dos favoritos, a campanha do Galo foi surpreendente, mostrando que a conquista foi mais que merecida.

PUBLICIDADE

Além da equipe mineira, outras três equipes também merecem elogios pelo que fizeram no campeonato nacional.  Fortaleza e América-MG irão disputar a Copa Libertadores em 2022 enquanto o Santos não só afastou a ameaça de rebaixamento como quase garantiu vaga na principal competição de clubes da América do Sul.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI5ckNtVnNPUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Atlético-MG

Antes do Brasileirão começar a equipe treinada por Cuca era apontada como um das que iriam lutar pelo título. Esse fato se confirmou ao longo do ano, mas a surpresa foi o desempenho do time no campeonato.

O Atlético-MG foi praticamente imbatível em casa, vencendo 17 das 19 partidas que disputou no Mineirão. Além disso, o clube terminou a competição liderando também em relação ao desempenho fora de casa e defesa, além de ter o segundo melhor ataque do Campeonato Brasileiro.

Esse conjunto de fatores fez com que a equipe mineira terminasse o campeonato com 13 pontos de vantagem para o Flamengo, segundo colocado.

Fortaleza

Nos últimos anos o Fortaleza vem fazendo boas temporadas no futebol nacional, mas em 2021 o time conseguiu um feito histórico. Com Juan Pablo Vojvoda no comando, o Leão do Pici superou diversos rivais e terminou o Brasileirão na quarta posição, a melhor posição não só do clube, mas de uma equipe nordestina na história dos pontos corridos.

PUBLICIDADE

Um dos destaques foi a campanha como mandante, com o clube cearense conquistado 37 pontos em casa, 4ª melhor campanha, ao lado do rival Ceará. Já fora de casa a equipe fechou com o 7º melhor desempenho, com 21 pontos conquistados.

América-MG

Outra equipe mineira que se destacou no Brasileirão. Apontada como um dos times que iria lutar contra o rebaixamento, o América-MG fechou o campeonato na 8ª colocação, garantindo vaga na pré-Libertadores.

O destaque da campanha acabou ficando com a defesa do Coelho, que foi a 5ª melhor do torneio, com 37 gols sofridos, apenas três a mais que o Atlético-MG.

Um detalhe importante é que o clube conseguiu sua classificação mesmo com a troca de técnico. Mancini assumiu o clube em junho deste ano, mas optou por assumir o Grêmio, onde não conseguiu salvar o Imortal do rebaixamento. Em seu lugar, foi contratado Marquinhos Santos no mês de outubro. E o treinador conseguiu classificar o Coelho para sua primeira Libertadores da história.

PUBLICIDADE

Santos

Por fim citamos a equipe da Vila Belmiro na lista de surpresas do campeonato. O Peixe lutou contra o rebaixamento no campeonato paulista. De forma natural, a aposta era de que o time também teria problemas no Brasileirão e isso se confirmou no trabalho de Fernando Diniz.

Porém a chegada de Fábio Carille mudou totalmente o time. O treinador acertou a defesa do Santos, afastou o fantasma da Série B. Além disso, ele terminou o Brasileirão na 10ª posição, apenas três pontos atrás do América-MG, classificado para a Libertadores.

LEIA TAMBÉM:

Após “treta” com Atlético-GO, Cruzeiro garante permanência de atacante no elenco para 2022
Douglas Costa no São Paulo, Abel Ferreira no Palmeiras e futuro de Cavani: veja as notícias de hoje (16)
Copa do Brasil 2021: Veja a surpreendente lista dos melhores ataques
Messi, Ronaldo, Medina, Rebeca Andrade… Neymar organiza 3ª edição do seu amigo secreto e SBT transmite
Rebeca Costa entra para história do Fortaleza, sendo a primeira jogadora a vestir a camisa da seleção brasileira
Presidente do Atlético-MG faz promessa importante para a torcida: ‘ É o nosso papel’
Copa do Brasil: veja a lista atualizada com todos os artilheiros do torneio
Mercado da Bola: América-MG oficializa saída de Ademir, que vai para o Atlético-MG