Home Futebol Relembre a trajetória do Cruzeiro na conquista da Libertadores de 1997

Relembre a trajetória do Cruzeiro na conquista da Libertadores de 1997

Cruzeiro conquistou a Libertadores em 97 jogando um incrível futebol

Alexander Rodrigues
Redator no @AlemanhaFC, @Torcedorescom, ADM da página @futebolcomamor e torcedor do Feyenoord.

O ano de 97 estará sempre na história do futebol do Cruzeiro com a conquista do bicampeonato da Copa Libertadores da América e o Torcedores vai te fazer voltar no tempo e relembrar como foi a campanha da Raposa no torneio continental de maior prestígio das Américas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Primeira fase

O Cruzeiro caiu no grupo 4, ao lado do rival nacional Grêmio e dos peruanos Sporting Cristal e Alianza Lima. A Raposa teve um péssimo início, com três derrotas seguidas, mas conseguiu se reerguer e enfileirou três vitórias consecutivas para se classificar em segundo e encarar o El Nacional do Equador nas oitavas de final.

Cruzeiro cresce no mata-mata.

Depois de amargar uma derrota no jogo da ida no  Estadio Olímpico Atahualpa em Quito, o Cruzeiro venceu por 2×1 no Mineirão, com dois gols de Marcelo Ramos. Para sorte da Raposa, não havia a regra do gol fora de casa na época, por isso a partida foi decidida nos pênaltis e a equipe mineira levou a melhor.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Nas quartas da Libertadores, um clássico brasileiro com o Grêmio que já havia acontecido na primeira fase com uma vitória para cada lado. No Mineirão, o Cruzeiro fez 2×0, com gols de Elivélton e Alex Mineiro, na volta no Olímpico o gol de Fabinho fez a diferença na derrota de 2×1 para que a Raposa ascendesse às semifinais para pegar o Colo-Colo do Chile.

Na ida em Minas, Marcelo Ramos anotou o tento da vitória magrinha da Raposa, porém na volta no Estádio Monumental David Arellano em Santiago, mais uma vez a partida foi para os pênaltis com novamente a equipe mineira levando a melhor. No tempo normal, Marcelo Ramos e Clêisson anotaram para o time brasileiro na derrota de 3×2.

Final

Na grande final, assim como foi com o Grêmio nas quartas, o Cruzeiro enfrentava mais um time que estava no seu grupo na primeira fase o Sporting Cristal , lembrando que na época cada grupo classificava três. No jogo de ida, um 0x0 no Estádio Nacional de Lima no Peru e na volta, no Mineirão, coube a Elivélton aos 30 da segunda etapa fazer o gol que fez a Raposa conquistar a Libertadores pela segunda vez na sua história

PUBLICIDADE

Leia também

Relembre o surgimento fenomenal de Ronaldo com a camisa do Cruzeiro

Cruzeiro tem cinco jogadores que já foram campeões do mundo pelo Brasil ao longo de sua história; relembre

Relembre o tri mineiro do Cruzeiro de 28,29 e 30, primeiro grande momento do clube

Relembre o timaço do Cruzeiro que ficou no quase em 98

Galiotte comenta sobre possibilidade do Palmeiras contratar Pedro, do Flamengo: “Se trata de um grande jogador”

Atlético-MG: Cuca perde dois jogadores para a final da Copa do Brasil

Athletico x Atlético-MG na final da Copa do Brasil, Arsenal no Inglês e mais: veja os jogos e transmissões de hoje (15)

Mercado da bola: Palmeiras inicia conversas para contratar novo meia

Better Collective