Home Outros Esportes Aaron Rodgers MVP? T. J. Watt jogador defensivo do ano? Veja os candidatos aos prêmios da temporada de 2021 da NFL

Aaron Rodgers MVP? T. J. Watt jogador defensivo do ano? Veja os candidatos aos prêmios da temporada de 2021 da NFL

Com o fim da temporada da NFL chegando, confira quem são os candidatos aos principais prêmios do ano

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Com o final da temporada regular e o começo dos playoffs da NFL, chegou a hora de ver quem são os jogadores que mais se destacaram em 2021. A seguir nós preparamos uma lista com os principais nomes nas corridas para MVP, jogador do ano no ataque e na defesa, os melhores novatos em cada lado da bola, os melhores atletas que voltaram de lesão e os técnicos de maior destaque.

PUBLICIDADE

JOGADOR MAIS VALIOSO (MVP)

Crédito foto: Mark LoMoglio/AP Photo

Os dois jogadores que lideram a disputa pelo MVP são Aaron Rodgers e Tom Brady, que buscam seu quarto troféu na categoria. Apesar da idade, os dois tiveram uma grande temporada e o maior número de vitórias no ano, com 13 cada um. 

Mesmo com um dedo do pé quebrado nas últimas semanas, Rodgers liderou Green Bay ao primeiro lugar da NFC, lançando para 4115 jardas, 37 touchdowns e apenas 4 interceptações. Além disso, ele liderou a liga em rating, com 111.9. Porém, a polêmica em torno da vacina da COVID-19 e o fato dele ter vencido o MVP em 2020 devem impedi-lo de receber alguns votos de jogador mais valioso.

PUBLICIDADE

Aos 44 anos de idade, Brady teve um de seus melhores anos em 2021. Ele conseguiu sua segunda temporada lançando para mais de cinco mil jardas, liderando a liga com 5316 e 43 touchdowns lançados. De quebra, Brady também conquistou o recorde de mais jardas lançadas na história da NFL e se tornou o único QB a passar dos 600 TDs.

Correndo por fora estão Jonathan Taylor, Cooper Kupp e Joe Burrow. Ambos podem até receber alguns votos pelas temporadas que fizeram, mas não devem vencer o MVP, pois Rodgers e Brady foram mais consistentes ao longo do ano.

JOGADOR OFENSIVO DO ANO (OPOY)

Crédito foto: Brian Rothmuller/Icon Sportswire via Getty Images e Timothy T Ludwig/Getty Images

Dois candidatos despontam como favoritos para o jogador ofensivo do ano: Jonathan Taylor e Cooper Kupp. Taylor foi, de longe, o melhor running back da NFL em 2021. Ele liderou a liga em jardas terrestres, com 1811, touchdowns pelo chão (18) e corridas para mais de 20 jardas. Além disso, o RB passou das 100 jardas terrestres em 10 partidas. Embora ele seja o coração do ataque de Indianapolis, o que pode prejudicar Taylor é o fato dos Colts terem perdido a vaga nos playoffs no final da temporada.

Cooper Kupp também teve um ano memorável. Ele se tornou o segundo wide receiver com mais recepções (145) e mais jardas recebidas (1947) em uma única temporada da NFL. Além de liderar a liga nessas duas estatísticas, ele também foi o jogador que mais recebeu passes para touchdown, com 16. Para completar, ele teve o maior número de recepções para mais de 20 jardas e passou das 100 jardas aéreas em 11 partidas.

PUBLICIDADE

Em geral, o prêmio de jogador ofensivo do ano não vai para quarterbacks. Mas, caso isso aconteça, o QB que não levou o MVP entre Brady e Rodgers pode ficar com o OPOY, com Burrow outra vez correndo por fora.

JOGADOR DEFENSIVO DO ANO (DPOY)

Crédito foto: Joe Sargent/Getty Images

Para muitos, a disputa pelo prêmio de jogador defensivo do ano já está decidida, e o vencedor é T.J. Watt. Não é para menos, afinal ele empatou o recorde de sacks em uma temporada, com 22.5, mesmo atuando em apenas 15 partidas. Além disso, ele foi um dos jogadores com mais pressões sobre os quarterbacks adversários (52), fumbles forçados (5) e recuperados (3) no ano.

Com chances menores de levar o DPOY estão Micah Parsons, calouro que deve vencer outro prêmio, Trevon Diggs, que liderou a liga em interceptações, mas também cedeu muitas jogadas dinâmicas, Aaron Donald, que continua destruindo linhas ofensivas, mas sem o mesmo domínio absurdo dos anos anteriores (quando venceu o DPOY), e Myles Garrett, cuja produção diminuiu no final da temporada, assim como aconteceu com o time inteiro dos Browns.

NOVATO OFENSIVO DO ANO (OROY)

Crédito foto: Mitchell Leff/Getty Images e Ian Johnson/Icon Sportswire via Getty Images

O prêmio de novato ofensivo do ano deve ficar entre Ja’Marr Chase e Mac Jones. Chase foi um dos wide receivers mais dinâmicos da temporada. Ele terminou o ano com 1455 jardas recebidas (maior marca para um novato na era Super Bowl), 13 touchdowns e 22 recepções para mais de 20 jardas, números que o colocam no top 4 entre todos os recebedores da liga em 2021. Além disso, as 266 jardas recebidas contra os Chiefs estabeleceram um novo recorde em uma partida para um jogador no seu primeiro ano.

PUBLICIDADE

Do outro lado, com um recorde 10-7, Mac Jones foi um dos grandes responsáveis por levar os Patriots de volta aos playoffs. Ele terminou a temporada completando 67,6% dos passes tentados (a segunda maior porcentagem para um QB calouro na história da NFL), 3801 jardas aéreas, 22 touchdowns, 13 interceptações e rating de 92.5. Sem dúvida, Jones se mostrou o melhor quarterback da classe de 2021 do draft.

NOVATO DEFENSIVO DO ANO (DROY)

Crédito foto: Richard Rodriguez/Getty Images

Outra corrida que parece estar decidida é pelo prêmio de novato defensivo do ano. Micah Parsons foi um dos jogadores de defesa mais dominantes em 2021, tanto é que seu nome foi cogitado para vencer o prêmio de melhor defensor do ano. O calouro conseguiu 13 sacks, 20 tackles para perda de jardas, 30 hits nos QBs adversários, além de 3 fumbles forçados. Parsons parece estar em todos os lugares do campo e foi um dos grandes responsáveis pela melhora da defesa de Dallas em relação a 2020.

O único jogador que pode roubar alguns votos de DROY de Parsons é Patrick Surtain II. O CB de Denver conseguiu 4 interceptações, 14 passes defendidos, somente 51% dos passes em sua direção foram completados e os quarterbacks tiveram um rating de 61.3 lançando contra ele.

COMEBACK PLAYER OF THE YEAR (CPOY)

Crédito foto: Dylan Buell/Getty Images e Tom Pennington/Getty Images

O prêmio de comeback player of the year tem três candidatos. O favorito é Joe Burrow, mas Dak Prescott ainda é um forte concorrente. Enquanto isso, Nick Bosa, se recuperou de um ligamento rompido no ano anterior, pode receber alguns votos, mas deve terminar em terceiro na disputa, apesar de ter sido um dos DEs mais dominantes em 2021.

PUBLICIDADE

Joe Burrow rompeu dois ligamentos na semana 11 de 2020, mas se recuperou a tempo da pré-temporada e liderou os Bengals ao topo da NFC Norte e a primeira aparição nos playoffs desde 2015, com 10 vitórias e 7 derrotas. Ele foi o sexto QB com mais jardas aéreas, o oitavo em touchdowns lançados e teve o segundo melhor rating da NFL.

Já Dak Prescott machucou o tornozelo na semana 5 de 2020 e era o favorito para levar o CPOY antes da temporada começar. Ele teve um ano produtivo, ajudando os Cowboys a vencerem a NFC Leste, com 11 vitórias e 6 derrotas. Prescott terminou 2021 sendo o sétimo em jardas aéreas, o quinto em touchdowns e o terceiro em rating entre os QBs da liga.

TÉNICO DO ANO

Crédito foto: Will Newton/Getty Images, Harry How/Getty Images, Fred Kfoury III/Icon Sportswire via Getty Images e Joe Robbins/Getty Images

O prêmio de técnico do ano também está bastante concorrido. Matt LaFleur e Mike Vrabel levaram seus respectivos times ao primeiro lugar da NFC e da AFC. Ambos têm se mostrado grandes técnicos desde que assumiram o cargo, mas tiveram que lidar com grandes adversidades em 2021 – Vrabel perdeu seu melhor jogador por metade da temporada, e LaFleur teve que lidar com toda a novela de Aaron Rodgers (desde a insatisfação do jogador na pré-temporada até a questão da COVID).

Enquanto isso, Bill Belichick e Zac Taylor levaram seus times aos playoffs depois de terem um recorde negativo em 2020. Belichick quase venceu a divisão com um QB calouro, enquanto Taylor liderou a reconstrução dos Bengals.

PUBLICIDADE

Leia Mais

Relembre os melhores momentos e as polêmicas da carreira de Ben Roethlisberger

Apesar dos casos de COVID, NFL mantém o Super Bowl em Los Angeles

Atleta troca futuro na F1 por futebol americano

T.J. Watt alcança recorde de sacks e outros feitos marcantes da semana 18 da NFL

PUBLICIDADE