Home Outros Esportes Com a despedida de Ben Roethlisberger dos campos, relembre os melhores momentos e as polêmicas envolvendo o jogador

Com a despedida de Ben Roethlisberger dos campos, relembre os melhores momentos e as polêmicas envolvendo o jogador

Derrota para os Chiefs nos playoffs marcou a última partida de Big Ben pelo Pittsburgh Steelers

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Aos 39 anos de idade, Ben Roethlisberger atuou pela última vez como quarterback na NFL na derrota por 42 a 21 contra o Kansas City Chiefs. Ao todo, foram 18 anos como jogador do Pittsburgh Steelers, 2 anéis de campeão do Super Bowl e números dignos de Hall da Fama. 

PUBLICIDADE

Porém, a trajetória de Big Ben não foi feita somente de momentos felizes para o torcedor dos Steelers. O QB se envolveu em algumas polêmicas extra campo que também ficarão marcadas em sua história.

Confira a seguir os melhores momentos de Roethlisberger como jogador de Pittsburgh e, em seguida, veja também as principais polêmicas envolvendo o quarterback.

PUBLICIDADE

MELHORES MOMENTOS DE BEN ROETHLISBERGER

Temporada de calouro: Quando entrou na liga, em 2004, a ideia era que Big Ben começasse a carreira como reserva. Porém, os dois primeiros quarterbacks dos Steelers, Tommy Maddox e Charlie Batch, machucaram e Roethlisberger se tornou o QB titular já na terceira partida da temporada. Naquele ano, Pittsburgh conseguiu 13 vitórias consecutivas, terminou com um recorde de 15-1, mas perdeu a final da AFC para os Patriots. Por conta da ótima temporada regular, Big Ben levou o prêmio de Novato do Ano.

Tackle contra os Colts: Apesar de ser um quarterback, uma das jogadas mais famosas da carreira de Roethlisberger é um tackle que aconteceu contra o Indianapolis Colts, em janeiro de 2006. Nos minutos finais da partida, com Pittsburgh liderando por 3 pontos, o RB Jerome Bettis perdeu um fumble na red zone. Ele foi recuperado pelos Colts e, com o defensor já perto do meio do campo, Ben conseguiu fazer o tackle segurando o cadarço do adversário. Depois disso, Indianapolis perdeu o field goal do empate e os Steelers foram à final da divisão.

Rivalidade contra o Baltimore Ravens: Durante a carreira de Roethlisberger, o maior rival dos Steelers foi o time de Baltimore, e o QB saiu vencedor em 18 dos 29 confrontos. Porém, alguns deles se destacam, como o jogo em 2007 em que Big Ben conseguiu 5 passes para TD só no primeiro tempo. Ou então a partida do round divisional da AFC em 2011, que estava empatado 24 a 24 com pouco mais de 3 minutos no relógio. Naquela ocasião, em uma terceira descida para 19 jardas, Ben fez um passe de 58 jardas para Antonio Brown, que segurou a bola contra o próprio capacete. Três jogadas depois, Pittsburgh anotou o TD da vitória.

PUBLICIDADE

Jogo emocionante contra os Packers: Os Steelers perderam o Super Bowl XLV contra os Packers, mas esse não é o jogo ao qual estamos nos referindo. Em dezembro de 2009, Pittsburgh recebeu Green Bay e Roethlisberger teve uma das melhores partidas de sua carreira. Ele completou 29 de 46 passes para 503 jardas e 3 touchdowns. Mesmo com esses números do QB, os Steelers estavam perdendo por 6 pontos restando 3 segundos no relógio. Foi aí que Big Ben fez um lindo passe na endzone para Mike Wallace vencer o jogo.

12 touchdowns em duas partidas: Em 2014, Ben Roethlisberger teve dois jogos consecutivos lançando 6 touchdowns. Na semana 8, na vitória por 51 a 34 contra os Colts, ele conseguiu 40 de 49 passes completos para 522 jardas, 6 touchdowns e um rating de 150.6. Na partida seguinte, um triunfo por 43 a 23 contra os Ravens, Big Ben teve 25 passes completos para 340 jardas, 6 touchdowns e rating de 136.3. Os 12 passes para touchdown são a maior marca em um intervalo de dois jogos.

Super Bowl XL: Em seu segundo ano na NFL, Big Ben ajudou o Pittsburgh Steelers a conquistar o título do Super Bowl XL. Nos playoffs daquele ano, Pittsburgh foi o azarão nas quatro partidas, mas venceu Denver, Indianápolis e Cincinnati na AFC, além dos Seahawks na grande decisão. Roethlisberger não foi bem no Super Bowl, completando apenas 9 de 21 passes para 123 jardas e 2 interceptações. Porém, ele foi decisivo nos momentos em que o time mais precisou de seu QB, como na conversão de terceira descida para 28 jardas em que conectou com Hines Ward no segundo quarto. Com a vitória de 21 a 10 sobre Seattle, Big Ben tornou-se o QB titular mais jovem a conquistar o Super Bowl.

Super Bowl XLIII: O segundo anel de Ben Roethlisberger veio em fevereiro de 2009, contra os Cardinals, em um dos jogos mais emocionantes que a NFL já viu. A última campanha de Pittsburgh, que marchou 78 jardas em menos de dois minutos, é uma das mais famosas da história do Super Bowl. Big Ben fez um drive quase perfeito que culminou em passe para Santonio Holmes no cantinho da endzone, o que garantiu mais um título para os Steelers.

POLÊMICAS ENVOLVENDO BEN ROETHLISBERGER

Acidente de moto: A primeira grande polêmica de Big Ben na NFL aconteceu em 2006, quando o QB se envolveu num acidente de moto. Ele estava dirigindo sem capacete e com a licença vencida quando colidiu com um carro e bateu a cabeça no parabrisa. Roethlisberger quebrou a mandíbula, o nariz e teve vários outros ferimentos que resultaram em sete horas de cirurgia de emergência. Ele fez um pedido de desculpas público e disse que nunca mais andaria de moto sem capacete, porém, alguns meses depois, o quarterback foi flagrado em uma estrada fazendo exatamente o mesmo.

Acusações de assédio sexual: Ben Roethlisberger foi acusado de assédio sexual em duas ocasiões. A primeira aconteceu em 2009, quando uma funcionária de um hotel no Lago Tahoe, em Nevada, alegou que o QB a abusou sexualmente quando ela foi verificar o funcionamento da televisão no quarto do jogador. Em 2011, as duas partes chegaram a um acordo no tribunal, mas os detalhes não foram revelados. Já em 2010, uma estudante de 20 anos acusou Big Ben de violência sexual quando os dois estavam em um bar no estado da Geórgia. Embora nenhum processo criminal tenha sido aberto, Roger Goodell suspendeu o jogador por quatro partidas e ele também perdeu um patrocinador.

PUBLICIDADE

Relação com os companheiros de time: A relação de Ben Roethlisberger com os companheiros de time se mostrou complicada em alguns momentos. Em 2018, ele criticou abertamente as rotas de seus wide receivers, principalmente Antonio Brown, em um programa de rádio de Pittsburgh. Diversos companheiros dos Steelers saíram em sua defesa, mas outros criticaram a liderança do quarterback e disseram que ele não se conectava com a maioria dos jogadores no vestiário. Em 2006, um dos líderes da equipe, Joey Porter, viu a tensão que existia e conversou diretamente com Big Ben para lembrá-lo que ele precisava se dedicar mais e que uma das suas funções era liderar todo o grupo.

Leia Mais

Com jogada polêmica no final, 49ers batem Cowboys e seguem vivos nos playoffs

Buccaneers dominam os Eagles e continuam na busca do bicampeonato

Depois de criticar Tom Brady, Antonio Brown diz que ele é um dos seus amigos de verdade

PUBLICIDADE