Ciente que a tecnologia pode ajudar ainda mais o futebol, a Fifa vai testar o sistema inovador de “tecnologia semiautomática para a detecção de impedimentos”. Sendo assim, diante os jogos do Mundial, as jogadas em campo vão contar representações visuais tridimensionais em tempo real dos esqueletos dos jogadores. O monitoramento será possível por meio dos dados trazidos pelas câmaras instaladas em posições estratégicas no estádio.
“Graças a esta nova fonte de informação e ao processamento oferecido pelas empresas de visualização de inteligência artificial, uma partida inteira pode ser vista como uma animação virtual com apenas alguns segundos de atraso, permitindo que a comissão técnico, treinadores e médicos examinem a partida com toda a nova abordagem”, afirmou a federação máxima do futebol.
Tests run by FIFA at the @FIFA_Arab_Cup indicate that limb-tracking data could provide ground-breaking insights. Additional testing involving this technology is set to take place at the FIFA Club World Cup in Abu Dhabi in February.
?https://t.co/FjCL2pdcBC⁰#FootballTechnology pic.twitter.com/SxA6BGAtwt— FIFA Media (@fifamedia) January 31, 2022
Inicialmente, o modelo foi alvo de testes na Taça das Nações Árabes, que foi disputada no fim de 2021. Além de analisar situações de impedimento com maior precisão, o desejo da Fifa é criar situações para análise de ações do ponto de vista de um jogador específico em campo.
“Acreditamos firmemente que o acesso a esta nova fonte de dados pode impactar positivamente o jogo, otimizando os processos de tomada de decisão e aumentando a objetividade. No entanto, estamos apenas no início desta jornada de desenvolvimento e possíveis casos de uso precisam ser testados minuciosamente para avaliar os recursos com vistas à eventual implementação”, afirmou Johannes Holzmüller, iretor de inovação e tecnologia do futebol da FIFA.
Apesar da novidade, a entidade prega cautela para que o sistema alcance um sucesso total. Isso porque o VAR ainda vem passando por ajustes, provando que a tecnologia precisa estar adequada para que o jogo em campo não seja afetado.
LEIA TAMBÉM
Palmeiras prejudicado no Mundial por calendário? Entenda!
Abel Ferreira revela atitude de reforços do Palmeiras que chamou a atenção antes do Mundial
Quem vai jogar o Mundial pelo Palmeiras? Abel Ferreira esclarece escolha de inscritos
Luxemburgo diz que não será surpresa se Palmeiras conquistar o Mundial de Clubes
Marinho aparece no BID e pode estrear pelo Flamengo
Jornalista critica trabalho de Sylvinho: “Corinthians regrediu”
Só 8 pagantes! Veja qual Estadual registrou pior público e renda deste ano de 2022

