Home Mercado da Bola Para ganhar experiência, cria da base do Grêmio é emprestado a clube português

Para ganhar experiência, cria da base do Grêmio é emprestado a clube português

Patrick Machado foi promovido ao elenco profissional do Grêmio pelo técnico Renato Portaluppi

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Antes de mais nada, Patrick Machado é uma das promessas do Grêmio. Com 23 anos, porém, ele não irá atuar com a camisa tricolor em 2022. O meia-atacante foi emprestado ao Santa Clara até junho onde busca rodagem e experiência para dar prosseguimento a sua carreira.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que antes de firmar contrato com o Santa Clara, Patrick Machado foi oferecido para outros três clubes da elite portuguesa: Belenenses, Famalicão e Vitória de Guimarães. Contudo, as negociações não avançaram e o destino acabou sendo outro.

O bom entendimento entre o presidente do Santa Clara, Rui Miguel Melo Sampaio, e o empresário Ulisses Jorge, da UJ Footbal Talent, foi determinante o desfecho positivo da negociação.

PUBLICIDADE

“Antes de mais nada, estamos resolvendo os últimos detalhes para que Patrick possa se apresentar ao Santa Clara. O atleta está feliz com a possibilidade de jogar em uma grande liga da Europa. E, por isso, temos certeza de que ele está pronto para esse novo momento na carreira”, disse Ulisses Jorge com exclusividade ao Torcedores.com.

O acordo entre as partes não renderá dinheiro de imediato aos cofres do Grêmio. Patrick Machado tem contrato com o Tricolor Imortal até dezembro, ou seja, poderá assinar pré-acordo com qualquer clube, inclusive, o Santa Clara no meio do ano.

Ainda segundo apurou a reportagem, o Grêmio manterá 20% dos direitos econômicos do atleta, avaliado em 800 mil euros (R$ 4,9 milhões, pela cotação atual) pelo site “Transfermarkt”, visando uma negociação futura. 

A carreira de Patrick Machado

Cria das divisões de base do Grêmio, Patrick Machado surgiu na geração que revelou Gabriel Chapecó, Brenno, Felipe Albuquerque, Matheus Henrique, Matheus Frizzo, Victor Bobsin, Jean Pyerre, Tetê, Pepê, Ferreirinha e Jhonata Robert.

PUBLICIDADE

Em 2018, foi promovido ao elenco principal pelo técnico Renato Portaluppi. Apesar disso, teve poucas oportunidades para atuar pela equipe tricolor. Desde então, disputou 19 jogos oficiais e marcou dois gols.

Em 2020, o jogador tinha um acerto verbal para defender o Vasco na Série A do Campeonato Brasileiro. Porém, Patrick Machado desistiu da transferência após o clube de São Januário mudar os termos do acordo com o representante do atleta.

Ao longo do vínculo com o Grêmio, ele foi emprestado ao Criciúma e Brasil de Pelotas. Apesar do rebaixamento do time Xavante para a Série B do Brasileirão, ele foi um dos poucos jogadores que se salvou da má campanha em 2021.

LEIA MAIS: 

Lateral do Saint-Étienne é oferecido, Paulo Sousa aprova, mas não empolga Flamengo 

Cerro Porteño monta operação para contratar Luiz Adriano do Palmeiras; saiba os detalhes 

Flamengo demora para responder e Santos desiste de contratar Renê; saiba mais 

Flamengo diz que Barcelona desistiu de negociar Neto e busca por goleiro continua 

Pelé está com câncer generalizado? Veja o que se sabe e a repercussão pelo mundo

Rival do Palmeiras, São Paulo perdeu Endrick após oferecer apenas R$ 150 de ajuda de custo

Flamengo sofre penhora da Justiça por dívida milionária

Brasileirão fica com o prêmio de liga mais forte do mundo em 2021