Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Rachel Balkovec será a primeira mulher a treinar um time das minor leagues da MLB

Balkovec treinará time afiliado aos Yankees

Thais May Carvalho
Colaborador do Torcedores

Crédito: Foto: Cliff Welch/MiLB.com

Neste final de semana, Rachel Balkovec fez história ao ser anunciada como treinadora principal do Tampa Tarpons, time de Low-A associado ao New York Yankees. Ele será a primeira mulher a comandar uma equipe de beisebol em uma liga profissional filiada à MLB.

Atualmente com 34 anos de idade, Balkovec tem uma carreira longa no esporte. Ela jogou como catcher nos times de softbol das universidades de Creighton e New Mexico. Em 2012, ela foi contratada temporariamente como treinadora de força e condicionamento para os times de minor do St. Louis Cardinals, e acabou sendo efetivada no cargo.

Em 2016, ela foi para o Houston Astros para ser a coordenadora de força e condicionamento latino-americana. Nessa posição, Balkovec aprendeu espanhol para se comunicar melhor com os jogadores. Em 2018, ela foi promovida a treinadora de força e condicionamento do Corpus Christi Hooks, time de AA dos Astros.

No mesmo ano, Balkovec se mudou para a Holanda para realizar um segundo mestrado. Lá ela trabalhou como assistente do técnico de rebatidas nos times de softbol e beisebol do país. Ao voltar para os EUA, ela foi para a Driveline Baseball, uma empresa focada em estatísticas que trabalha com diversos atletas.

Pouco depois, Balkovec foi contratada pelo New York Yankees para trabalhar com os times das minor leagues, tornando-se a primeira mulher a ser técnica de rebatidas em tempo integral. Naquela época, ela falou sobre suas conquistas em entrevista para a MLB.com: “Não sou a primeira mulher a ter uma posição no beisebol, mas sei que isso é um pouco diferente. Sou um produto das mulheres que vieram antes de mim no esporte. Se alguém pensa que sou uma pioneira, ótimo, porque espero que isso esteja criando uma oportunidade de pensar que isso é possível para [outras]”.

Com a temporada de 2020 prejudicada por conta da pandemia, ela acabou indo trabalhar na Australian Baseball League. Já em 2021, Balkovec fez parte do corpo de técnicos do Futures Game, jogo de exibição entre os prospectos da MLB.

Em entrevista com a Associated Press em 2019, Rachel Balkovec disse que vê sua trajetória pouco usual como uma vantagem: “Eu tive que fazer provavelmente muito mais do que talvez um colega homem, mas gosto disso porque estou muito mais preparada para os desafios que posso encontrar”.

Leia Mais

MLB entra em greve pela primeira vez desde 1995

Veja os vencedores dos principais prêmios da MLB em 2021

Confira os vencedores da Luva de Ouro de 2021

MLB anuncia vencedores do prêmio Silver Slugger de 2021