Torcedores | Notícias sobre Futebol, Games e outros esportes

Major League Baseball entra em greve pela 1ª vez desde 1995

Major League Baseball está com as atividades paralisadas pela primeira vez desde 1995 e próxima temporada está sob risco de adiamento ou cancelamento

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional, basquete e esportes americanos.

Crédito: Getty Images

A Major League Baseball confirmou na madrugada desta quinta-feira (2) que entrou oficialmente em greve pela primeira vez desde 1990 devido à problemas envolvendo contratos.

Essa greve foi alertada pela liga, que avisou ao sindicato dos jogadores que iniciaria assim que o acordo coletivo anterior expirasse. Com isso, nenhuma nova contratação poderá ser assinada neste período, além de ser provável que o início da próxima temporada seja prejudicado.

Durante um bloqueio, que é uma ferramenta de relações trabalhistas usada pela administração para evitar que os funcionários trabalhem até que um acordo seja fechado, os oficiais de equipe e jogadores não podem se comunicar de forma alguma. A agência gratuita da liga principal e as negociações de jogadores terminam imediatamente.

Nos três dias de negociações desta semana, sindicato e liga trocaram propostas que, como as anteriores, ilustraram o abismo entre as partes. As discussões finais entre os líderes de ambos os lados na tarde de quarta-feira duraram apenas sete minutos de acordo com a ESPN.

O último acordo trabalhista correspondeu a um imenso crescimento nas receitas do jogo desde que uma greve de jogadores cancelou a World Series de 1994 e durou até 1995. Nos 26 anos seguintes, o sindicato e a liga negociaram com sucesso cinco CBAs sem paralisação.

Agora, a Major League Baseball enfrenta sua nona paralisação no trabalho e o quarto bloqueio (o primeiro desde 1990) sem um caminho para um acordo. Antes, jogadores, proprietários e executivos ficaram animados com os dias que antecederam o bloqueio, nos quais as equipes esbanjaram mais de US $ 1,4 bilhão em contratos de agente livre com os jogadores.

Ainda segundo a ESPN, os próximos 90 ou mais dias servirão como uma pista mais realista para um negócio do que a preparação para a expiração do acordo que cobria as temporadas de 2017-21. Os três bloqueios anteriores não resultaram em nenhum jogo da temporada regular perdido, e se a liga e o sindicato quiserem que o mesmo aconteça em 2022, precisam chegar a um novo acordo até março.

Os jogadores seguiram em direção ao desejo da MLB de uma pós-temporada expandida com uma proposta de passar de 10 para 12 times, embora não tenha alcançado o plano de 14 times que a liga havia oferecido. Embora a MLB não se oponha fundamentalmente a pagar aos jogadores no início de suas carreiras, seu desejo de fazê-lo mantendo os salários estáveis ​​continua sendo um ponto problemático em meio a discussões que se seguiram a anos de crescimento da receita da indústria e um salário médio que se manteve estável.

Mais de 60 jogadores se reuniram para as discussões dirigidas por Bruce Meyer, que o sindicato contratou como seu principal negociador após as consequências do último acordo, e o vice-comissário da MLB, Dan Halem. Outros diretores na negociação incluíram o grupo de política trabalhista da liga, liderado pelo dono do Colorado Rockies, Dick Monfort, e o subcomitê executivo do sindicato, com o apaziguador de longa data Andrew Miller participando ao lado de Meyer em ambientes de negociação menores.

O teor das conversas lembra as conversas polêmicas no ano passado, quando a liga e o sindicato tentaram negociar uma temporada durante o auge da pandemia. As propostas de cada lado eram totalmente diferentes, e em vez de um acordo, o comissário Rob Manfred impôs uma temporada de 60 jogos.

 

 

LEIA TAMBÉM:

Após os jogos da terça-feira, mais duas posições são definidas no Brasileirão 2021

Neto perde aposta com Velloso a respeito de Corinthians x Palmeiras

Além da Inglaterra, Gabigol também é cobiçado na Espanha e na Alemanha

Trio do Grêmio, Luan, e mais: quem chega e quem saí no Atlético-MG

Leila Pereira faz promessa ousada após tricampeonato na Libertadores

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato