Home Outros Esportes Major League Baseball entra em greve pela 1ª vez desde 1995

Major League Baseball entra em greve pela 1ª vez desde 1995

Major League Baseball está com as atividades paralisadas pela primeira vez desde 1995 e próxima temporada está sob risco de adiamento ou cancelamento

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A Major League Baseball confirmou na madrugada desta quinta-feira (2) que entrou oficialmente em greve pela primeira vez desde 1990 devido à problemas envolvendo contratos.

PUBLICIDADE

Essa greve foi alertada pela liga, que avisou ao sindicato dos jogadores que iniciaria assim que o acordo coletivo anterior expirasse. Com isso, nenhuma nova contratação poderá ser assinada neste período, além de ser provável que o início da próxima temporada seja prejudicado.

Durante um bloqueio, que é uma ferramenta de relações trabalhistas usada pela administração para evitar que os funcionários trabalhem até que um acordo seja fechado, os oficiais de equipe e jogadores não podem se comunicar de forma alguma. A agência gratuita da liga principal e as negociações de jogadores terminam imediatamente.

PUBLICIDADE

Nos três dias de negociações desta semana, sindicato e liga trocaram propostas que, como as anteriores, ilustraram o abismo entre as partes. As discussões finais entre os líderes de ambos os lados na tarde de quarta-feira duraram apenas sete minutos de acordo com a ESPN.

O último acordo trabalhista correspondeu a um imenso crescimento nas receitas do jogo desde que uma greve de jogadores cancelou a World Series de 1994 e durou até 1995. Nos 26 anos seguintes, o sindicato e a liga negociaram com sucesso cinco CBAs sem paralisação.

Agora, a Major League Baseball enfrenta sua nona paralisação no trabalho e o quarto bloqueio (o primeiro desde 1990) sem um caminho para um acordo. Antes, jogadores, proprietários e executivos ficaram animados com os dias que antecederam o bloqueio, nos quais as equipes esbanjaram mais de US $ 1,4 bilhão em contratos de agente livre com os jogadores.

Ainda segundo a ESPN, os próximos 90 ou mais dias servirão como uma pista mais realista para um negócio do que a preparação para a expiração do acordo que cobria as temporadas de 2017-21. Os três bloqueios anteriores não resultaram em nenhum jogo da temporada regular perdido, e se a liga e o sindicato quiserem que o mesmo aconteça em 2022, precisam chegar a um novo acordo até março.

PUBLICIDADE

Os jogadores seguiram em direção ao desejo da MLB de uma pós-temporada expandida com uma proposta de passar de 10 para 12 times, embora não tenha alcançado o plano de 14 times que a liga havia oferecido. Embora a MLB não se oponha fundamentalmente a pagar aos jogadores no início de suas carreiras, seu desejo de fazê-lo mantendo os salários estáveis ​​continua sendo um ponto problemático em meio a discussões que se seguiram a anos de crescimento da receita da indústria e um salário médio que se manteve estável.

Mais de 60 jogadores se reuniram para as discussões dirigidas por Bruce Meyer, que o sindicato contratou como seu principal negociador após as consequências do último acordo, e o vice-comissário da MLB, Dan Halem. Outros diretores na negociação incluíram o grupo de política trabalhista da liga, liderado pelo dono do Colorado Rockies, Dick Monfort, e o subcomitê executivo do sindicato, com o apaziguador de longa data Andrew Miller participando ao lado de Meyer em ambientes de negociação menores.

O teor das conversas lembra as conversas polêmicas no ano passado, quando a liga e o sindicato tentaram negociar uma temporada durante o auge da pandemia. As propostas de cada lado eram totalmente diferentes, e em vez de um acordo, o comissário Rob Manfred impôs uma temporada de 60 jogos.

 

PUBLICIDADE

 

LEIA TAMBÉM:

Após os jogos da terça-feira, mais duas posições são definidas no Brasileirão 2021

Neto perde aposta com Velloso a respeito de Corinthians x Palmeiras

Além da Inglaterra, Gabigol também é cobiçado na Espanha e na Alemanha

PUBLICIDADE

Trio do Grêmio, Luan, e mais: quem chega e quem saí no Atlético-MG

Leila Pereira faz promessa ousada após tricampeonato na Libertadores

Brasileirão Série A 2021: confira a tabela completa do campeonato

Brasileirão Série B 2021: confira a tabela completa do campeonato

PUBLICIDADE