Atual líder do Campeonato Holandês e prestes a disputar as oitavas de final da Champions League, o Ajax passou por um momento turbulento fora de campo neste final de semana.
No domingo (06), o diretor de futebol Marc Overmars foi demitido do cargo que ocupava há muitos anos, desde o início da temporada 2012/13.
Em nota oficial divulgada em seu site, o Ajax justificou a decisão pela saída do dirigente alegando assédio sexual com algumas funcionárias do clube.
“O envio de mensagens que passam dos limites a várias colegas do sexo feminino durante um longo período de tempo estão na base desta decisão”, avisou o Ajax.
Aos 48 anos de idade, Overmars tem uma grande história no Ajax. Além de trabalhar na diretoria do clube holandês, o ex-atacante também vestiu a camisa do time por cinco temporadas, entre 1992 e 1997.
Director of Football Affairs Marc Overmars will leave Ajax with immediate effect. He made this decision after discussions in recent days with the Supervisory Board and CEO Edwin van der Sar and communicated his intentions to them.
— AFC Ajax (@AFCAjax) February 6, 2022
“Estou envergonhado. Na semana passada fui confrontado com o meu comportamento e, infelizmente, não percebi de havia passado dos limites. Peço desculpa, para alguém na minha posição este comportamento não é justificável. Não vejo outra opção que não deixar o clube, até porque esta situação já teve grande impacto na minha vida pessoal”, disse Overmars no texto.
“O Marc é, provavelmente, o melhor diretor esportivo que o Ajax já teve mas, assim que ouvimos rumores sobre este assunto, atuamos e pensamos na melhor medida a ser tomada juntamente com o Edwin van der Sar, diretor-geral do clube”, disse Leen Meijaard, presidente do conselho de administração do Ajax.
“Este é um processo doloroso para todos os envolvidos e dramático para as mulheres que tiveram de lidar com o comportamento do Marc”, finalizou Meijaard.
Overmars brilhou com a camisa do Ajax, mas também teve boas passagens por outros times, como Arsenal e Barcelona. Pela seleção da Holanda, jogou de 1993 a 2004, sendo convocado para as Copas do Mundo de 1994 e 1998.

