Grande objetivo do ano para o Grêmio, a Série B apresentará ao tricolor algumas caras bem conhecidas para a torcida. Além dos recentemente emprestados Guilherme Guedes à Chapecoenses e Guilherme Azevedo ao Criciúma, o tricolor terá outros rivais bem conhecidos com jogadores que já passaram pelo clube. Abaixo, preparamos uma lista com este sentido:
Marcelo Hermes (foto)
Cria da base gremista, Hermes surgiu com destaque no clube em 2015, mas viveu um litígio na renovação de contrato e posterior saída ao Benfica. Depois de rodar em times como Cruzeiro, Goiás e Ponte Preta, ele, aos 27 anos, foi anunciado nesta semana no Criciúma.
Pedro Júnior
Aos 35 anos, Pedro Júnior está na Ponte Preta, que é exatamente o primeiro rival do Grêmio na B em Campinas. Pedro, que esteve no Vila Nova recentemente, é até hoje lembrado pelo gol de cabeça que gerou o título do Gauchão de 2006 em cima do Inter no empate em 1×1 no Beira-Rio.
Filipe Machado
Outra cria da base do Grêmio, o volante Filipe Machado, hoje com 26 anos, vai para mais uma temporada vestindo a camisa do Cruzeiro, que tende a ser um dos grandes rivais gremistas na briga pelo acesso. Ele faz a função de “5”, abrindo o setor de meio de campo.
Rafael Thyere
Presente no elenco campeão da Copa do Brasil de 2016 e da Libertadores de 2017, o zagueiro Rafael Thyere, 28 anos, segue no Sport Recife para mais um ano com status de titular e líder do elenco. O Sport é um dos clubes que caiu de divisão no ano passado, também.
Júnior Tavares
Lateral-esquerdo de bom trato com a bola e qualificado na bola parada, Júnior Tavares, hoje com 25 anos, também é cria do Grêmio e atuará na Série B com a camisa do Náutico. Sem muitas chances no profissional gremista, o jogador ficou mais conhecido por sua passagem no São Paulo e posteriormente Portimonense, Sampdoria e Sport.
Saimon
Titular do Grêmio em ocasiões entre 2011 e 2012, o zagueiro Saimon, hoje com 30 anos, está de volta desde o ano passado no cenário nacional defendendo o Londrina, que também tentará vaga na Série A de 2023.

