Home Futebol Fifa exalta jogador do Palmeiras após Mundial de Clubes: “Peça-chave”

Fifa exalta jogador do Palmeiras após Mundial de Clubes: “Peça-chave”

Jogador do Verdão teve participação ativa na competição em Abu Dhabi e foi elogiado pela entidade

Cido Vieira
Cido Vieira é um jornalista graduado no Centro Universitário Uninter que trabalha como redator no Torcedores.com desde 2017, com cobertura focada em futebol brasileiro e mídia esportiva. Acumula dentro de sua trajetória na profissão experiência na área radiofônica, sendo setorista de clubes pernambucanos, cobrindo Brasileirão e Copa do Nordeste.

“Destoando” positivamente no comparativo com as demais joias das categorias de base do Palmeiras, o volante Danilo foi bastante elogiado em um relatório da Fifa. Em seu blog no UOL Esporte, o jornalista Marcel Rizzo trouxe alguns trechos do documento, onde o jovem bicampeão da Libertadores com o alvvierde, teve características e qualidades destacadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na disputa pelo prêmio de melhor do Mundial de Clubes, Danilo só ficou atrás de Thiago Silva, que levou o troféu de primeiro, e do companheiro Dudu, apontado como segundo melhor da competição.

“Danilo é um meio-campista moderno que faz o trabalho duro, mas também tem visão e técnica para jogar”, disse o ex-técnico da seleção inglesa Steve McClaren.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante do todo o protagonismo, o Palmeiras sabe da dificuldade que será manter o jovem até o término da temporada. Cobiçado por gigantes, Danilo tem vínculo no alviverde até o final de 2026.

“Um jovem meio-campista que mostrou grande maturidade na leitura do jogo. Danilo chamou a atenção em sua atuação na semifinal contra o Al Ahly da maneira como protegeu seus quatro defensores, mas demonstrou paciência quando era preciso manter sua posição e bom senso para saber quando ir e se comprometer ofensivamente e, por isso, muitas vezes foi peça-chave no início de ataques e contra-ataques do Palmeiras”, disse relatório da Fifa.

O documento ainda destaca o exímio papel defensivo de Danilo no Mundial, onde acumulou oito bloqueios e cinco roubadas de bola.

PUBLICIDADE

“Atacou e defendeu. Na final mostrou iniciativa e foi o meio-campista de destaque do Palmeiras na hora de iniciar o ataque. Foi ele quem tentou encontrar seus atacantes”, resumiu o ex-técnico italiano Alberto Zaccheroni.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

Desde sua estreia no profissional do Palmeiras, Danilo acumula 88 jogos, sendo 60 deles como titular. Anotou cinco gols e deu cinco assistências. Além disso, o jovem ostenta 83% de acerto em passes longos e faturou três títulos.

Better Collective