O Palmeiras busca seu primeiro título do Mundial de Clubes organizado pela FIFA, mas para o clube, seria a segunda conquista mundial. O Verdão se considera, com base em relatos da FIFA, como o primeiro campeão mundial, já que ganhou a Copa Rio de 1951.
O jornalista e apresentador Wanderley Nogueira, da Jovem Pan, cravou que o Palmeiras é, sim, campeão do mundo e lembrou do aval da entidade máxima do futebol.
PALMEIRAS, campeão mundial de clubes em 1951. A FIFA reconheceu a conquista. Não foi uma competição organizada por ela, mas entendeu que o evento teve importância global na época e justifica o título mundial.
— Wanderley Nogueira (@Wanderley) February 11, 2022
“PALMEIRAS, campeão mundial de clubes em 1951. A FIFA reconheceu a conquista. Não foi uma competição organizada por ela, mas entendeu que o evento teve importância global na época e justifica o título mundial.”
Copa Rio de 1951 conquistada pelo Palmeiras
O Palmeiras foi o campeão da Copa Rio de 1951, que contou com oito clubes de vários lugares do mundo. Na época, a competição foi organizada pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos), mas teve o aval das federações internacionais.
Os clubes participantes foram Vasco da Gama, Austria Viena, Nacional do Uruguai e Sporting, no grupo A, e Juventus, Palmeiras, Nice e Estrela Vermelha, no grupo B. Vasco e Áustria Viena foram os primeiros colocados do grupo A, enquanto no grupo B os classificados foram Juventus e Palmeiras. Na semifinal, a Juventus venceu o Áustria Viena, enquanto o Palmeiras bateu o Vasco. Na decisão, com vitória por 1 a 0, o Verdão conquistou a Copa Rio de 1951 sobre a Juventus.
O torneio foi realizado no ano seguinte, mas sem o mesmo impacto. De qualquer forma, outro brasileiro foi o campeão e também contesta o título. O clube em questão foi o Fluminense, que venceu o Corinthians na final e se sagrou dono da taça. A competição nunca mais foi disputada desde então.

