A quinta-feira (17) tem sido agitada no mundo da Fórmula 1. Além do anúncio do desligamento de Michael Masi do cargo de chefe de corrida, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) anunciou por meio do seu presidente, Mohammed Ben Sulayem, uma novidade com a criação do “VAR” para a sua principal categoria.
A inovação é uma resposta aos conturbados episódios ocorridos na última temporada com Masi, Hamilton e Verstappen, no GP de Abu Dhabi, e deve ser início de uma “reforma profunda” na F1. Sulayem informou que será construída uma Sala Virtual de Controlo de Corrida, que vai ajudar o diretor de corrida na tomada de decisão, no mesmo contexto que acontece com o VAR no futebol.
“Durante o encontro da Comissão da F1 em Londres, apresentei parte do meu plano de avanço da arbitragem da Fórmula 1. Tirando conclusões da análise detalhada dos eventos do último GP de Abu Dhabi e da temporada 2021, propus uma reforma profunda da organização da direção de corrida. O que foi apoiado em unanimidade pelo CEO da F1 e os chefes de equipe”, disse o presidente da FIA.
“Primeiramente, para ajudar o novo diretor de provas e suas decisões, um controle de provas virtual será criado, como um sistema de VAR no futebol. Este sistema será posicionado em um dos escritórios da FIA, como um apoio fora do circuito numa conexão em tempo real com o diretor de provas. Isso vai ajudar a aplicação do regulamento no esporte usando as mais modernas ferramentas de tecnologia”, afirmou.
Today, @FIA opens the way for a new step forward in @F1 refereeing
Watch the video: https://t.co/EnPF0x7272 pic.twitter.com/sFzA0KrJTe
— Mohammed Ben Sulayem (@Ben_Sulayem) February 17, 2022
A temporada 2022 da Fórmula 1 começa oficialmente no dia 18 de março, com o GP de Sakhir, no Bahrein. Ao todo, serão 23 corridas, com perspectivas de novidades com a nova formatação dos carros.

