Home Mercado da Bola Santos abre conversas com Renato Gaúcho para ser novo técnico; saiba os detalhes

Santos abre conversas com Renato Gaúcho para ser novo técnico; saiba os detalhes

Renato Gaúcho está sem clube desde que deixou o Flamengo em novembro de 2021

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

O Santos abriu conversas para contratar Renato Gaúcho, um dos nomes da lista do presidente Andrés Rueda para assumir o cargo de técnico do clube após a demissão de Fábio Carille, mas os contratos preliminares esbarraram na questão financeira.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O Torcedores.com apurou que a primeira oferta encaminhada ao empresário Gerson Oldemburg não agradou em termos salariais. Renato Gaúcho está sem clube desde que deixou o Flamengo em novembro de 2021.

Ainda segundo apurou a reportagem, o dirigente alvinegro ofereceu R$ 400 mil por mês, valor próximo ao que Fábio Carille recebia no Santos. O agente do treinador sinalizou ao clube que deseja um valor maior.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Renato Gaúcho recebia R$ 600 mil mensais no Flamengo, mas aceitaria diminuir a pedida para treinar o Santos. A princípio, o clube trabalha com a possibilidade de oferecer um contrato até o fim da atual temporada.

Gerson Oldemburg deve se reunir nos próximos dias com o diretor executivo de futebol Edu Dracena para tenta avançar nas tratativas. A ideia é alinhar os parâmetros financeiros a fim de obter uma proposta oficial do Santos.

Apesar da diferença financeira, Renato Gaúcho deve aceitar uma redução salarial para se enquadrar na realidade alvinegra. Por outro lado, o nome do treinador ainda enfrenta resistências internas, como a de integrantes do Comitê de Gestão do Santos.

PUBLICIDADE

A carreira de Renato Gaúcho

Ex-atacante de Grêmio, Flamengo, Botafogo, Cruzeiro, Atlético-MG, Fluminense e Bangu, Renato Gaúcho pendurou as chuteiras em 1999. No ano seguinte, foi contratado para comandar o Madureira no Campeonato Carioca.

PUBLICIDADE

Posteriormente, o treinador passou por Fluminense, Vasco, Bahia, Grêmio, Athletico Paranaense e Flamengo. Em 2007, conduziu o Tricolor das Laranjeiras ao título da Copa do Brasil.

Ele viveu o auge da carreira à frente do Grêmio entre 2016 e 2020. Nesse ínterim, conquistou a Recopa Sul-Americana (2019), a Copa Libertadores da América (2017), a Copa do Brasil (2016) e o Campeonato Gaúcho (2018, 2019 e 2020).

Seu último clube foi o Flamengo. Apesar do início arrasador, ele foi demitido após o time perder para o Palmeiras o título da Copa Libertadores da América. Ao todo, foram 34 jogos, 24 vitórias, oito empates e cinco derrotas.

Better Collective