Home Basquete Jogo em que Chamberlain marcou 100 pontos completa 60 anos; relembre

Jogo em que Chamberlain marcou 100 pontos completa 60 anos; relembre

O pivô atingiu o feito, ainda inigualado na NBA, com a camisa do Philadelphia Warriors, em 1962

Gabriel Lopes
Colaborador do Torcedores

No dia 2 de março, mas há 60 anos, em 1962, aconteceu um dos mais impressionantes recordes da história do basquete. O pivô Wilt Chamberlain, com 25 anos na data, marcou 100 pontos em uma única partida, representando o Philadelphia Warriors, antecessor do atual Golden State Warriors. O feito ocorreu diante do New York Knicks, para um público pouco superior a quatro mil pessoas, que acompanharam o triunfo dos Warriors por 169 a 147 na Hershey Sports Arena, em Hershey, na Pensilvânia.

PUBLICIDADE

Além dos 100 pontos, Chamberlain pegou 25 rebotes e deu duas assistências na partida. A pontuação centenária foi atingida após 36 arremessos de quadra corretos em 63 tentados (57,1% de aproveitamento) e 28 de 32 lances livres convertidos (87,5% de aproveitamento).

PUBLICIDADE

A marca segue inigualada na NBA até os dias atuais. O atleta que chegou mais próximo foi Kobe Bryant, em 22 de janeiro de 2006, representando o Los Angeles Lakers diante do Toronto Raptors. O “Black Mamba” anotou 81 pontos na ocasião. A terceira maior pontuação da liga também pertence a Wilt, que fez 78 em um único embate. Chamberlain ainda teve outros três jogos com 70 ou mais pontos, um recorde na NBA.

Dentre os atletas em atividade, o que fez mais pontos em um jogo de NBA foi Devin Booker, do Phoenix Suns, que fez 70 em 24 de março de 2017, contra o Boston Celtics. Ele, que tinha 20 anos na época desse embate, se tornou o jogador mais jovem a atingir tal marca na liga.

Wilt Chamberlain ainda jogou por Philadelphia 76ers e Los Angeles Lakers em sua carreira na NBA, que teve encerramento em 1973. Após 15 anos de atividade, ele acumulou 31.419 pontos e é o sétimo atleta em pontuação acumulada na NBA até o momento. Além disso, ele foi duas vezes campeão da liga, quatro vezes MVP da temporada regular, uma vez MVP das finais e sete vezes líder em pontos na temporada. “Wilt the Stilt” faleceu em 1999, aos 63 anos, após problemas no coração.

Leia mais

Top-10 maiores pontuadores em uma partida na NBA

PUBLICIDADE

DeMar DeRozan quebra recorde de Wilt Chamberlain na NBA; confira