As Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2022 foram encerradas nesta terça-feira (29). Mas além do fim do torneio, pode ser também o último em que o atual formato de pontos corridos e todos contra todos seja disputado.
De acordo com o GE, a Conmebol já descarta manter tal formato para o ciclo do Mundial de 2026, a ser disputado na América do Norte (EUA, Canadá e México). O motivo principal seria o ‘inchaço’ da Copa, que terá a partir de sua próxima edição, 48 clubes ao invés dos 32 habituais e também o aumento de número de vagas que a América do Sul terá, agora seis diretas e uma pela repescagem.
Além disto, o interesse esportivo e comercial das Eliminatórias também poderia ser prejudicado com a manutenção do formato, já que haveria a chance de poucas vagas em disputa durante determinado momento do certame, com Brasil e Argentina podendo até terem mais chances de classificação com maior antecedência para a Copa.
A principal discussão para mudar o formato do torneio é manter o interesse comercial neste, sobretudo da TV, que gostaria de ver quantos jogos forem possíveis da competição para serem transmitidos. Claro, também mantendo a atratividade esportiva para que não haja possibilidade de desinteresse das principais seleções filiadas à Conmebol. O assunto também chegou a entrar na pauta de discussões até de jogadores.
? Así quedó la tabla de las Eliminatorias finalizada la Fecha 1️⃣8️⃣. ¡??????????? ?????! ?#EliminatoriasSudamericanas pic.twitter.com/8bMItZia4Q
— CONMEBOL.com (@CONMEBOL) March 30, 2022
Possíveis formatos para as Eliminatórias
O formato que tem mais sido discutido é o de dividir as dez seleções que disputam o torneio em dois grupos de cinco, que ou se enfrentariam apenas dentro da chave ou jogariam contra o outro grupo. São apenas duas datas de diferença (oito contra dez) em relação aos possíveis torneios, bem como há a diferença na disposição dos classificados para a Copa do Mundo de 2026.
No primeiro, as duas primeiras colocadas de cada grupo se classificariam direto para a Copa e os terceiros e quartos se enfrentariam numa fase extra para as duas outras vagas extras, além de uma da repescagem. Na segunda, os três primeiros colocados da respectivas chaves vão à Copa e os quartos duelam pela repescagem, formato semelhante ao adotado pela Ásia.
Além destes, outros formatos ainda podem ser levados à mesa da Conmebol, que irá se reunir em Doha (CAT) na sexta-feira (1/4), antes do sorteio dos grupos para a Copa de 2022. No entanto, as chances são pequenas de que as mudanças na competição sejam decididas neste encontro.

