Home Futebol Coritiba supera Athletico na Arena da Baixada na abertura das semifinais do Paranaense

Coritiba supera Athletico na Arena da Baixada na abertura das semifinais do Paranaense

Coritiba conseguiu sua primeira vitória na Arena da Baixada desde 2019 e derrotou o Athletico na abertura das semifinais do Campeonato Paranaense

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
CAMPEONATO PARANAENSE – SEMIFINAL (IDA)
Athletico Paranaense ATHLETICO 1-2 CORITIBA Coritiba

Em jogo movimentado na Arena da Baixada, o Athletico foi derrotado pelo Coritiba por 2 a 1 no jogo de ida válido pelas semifinais do Campeonato Paranaense.

PUBLICIDADE

Os comandados de Alberto Valentim entraram com o objetivo de propor ofensivamente as ações diante de um Coritiba mais recuado no campo defensivo. Com isso, o clássico começou extremamente movimentado e dois gols foram marcados em menos de 15 minutos de jogo.

O primeiro deles foi dos visitantes. Santos errou fatalmente na saída de jogo e Alef Manga concluiu uma troca rápida de passes para bater rasteiro dentro da área e abrir o placar.

PUBLICIDADE

Mas logo na sequência o Athletico respondeu com o gol de empate. Henrique dividiu a bola no cruzamento de Jader e David Terans surgiu livre na área para aproveitar a sobra e empatar o jogo.

Porém, o restante do primeiro tempo ficou marcado por um Athletico com notáveis problemas de criação e o Coritiba conseguiu aproveitar para se colocar novamente em vantagem antes do intervalo. Muralha cobrou falta, Igor Paixão desviou e Alef Manga venceu a marcação de Thiago Heleno para chutar firme na saída do goleiro Santos.

Os primeiros dez minutos da etapa complementar foram do jeito que o Coritiba imaginou, vendo um Athletico com dificuldade de encontrar espaços na defesa adversária enquanto rodava a bola no campo ofensivo.

Mas o Furacão reagiu e encaixou uma sequência de jogadas perigosas. Aos 17′, Arthur cruzou da esquerda, Pablo desviou de cabeça e Muralha espalmou em grande defesa. Na sequência, Rômulo recebeu na esquerda e chutou firme, levando perigo por cima do gol. Aos 20′, Terans girou na intermediária e arriscou, mas a bola passou muito perto do gol pelo lado.

PUBLICIDADE

Porém, na sequência do segundo tempo, o Coritiba voltou a conseguir uma estabilidade defensiva e o Athletico em nenhum momento voltou a encaixar a mesma pressão. Matheus Alexandre, Willian Farias, Régis e Clayton entraram bem. E aos 33′, Christian cabeceou por cima do travessão após cruzamento de Pedro Henrique.

Na reta final, enquanto o Athletico ainda tentava buscar espaços, um momento inusitado: o técnico Alberto Valentim foi expulso e mais de 20 mil torcedores na Arena da Baixada comemoraram a expulsão.

Nos acréscimos, o Furacão teve chance de ouro com Pablo Siles encontrando Thiago Heleno na entrada da área. Na girada, acabou batendo rente à trave e assustou, mas não foi o suficiente para buscar o empate e o Coritiba venceu.

FICHA TÉCNICA
ATHLETICO 1-2 CORITIBA

PUBLICIDADE

Data: 23/03/2022, 20:00
Estádio: Arena da Baixada
Árbitro: Lucas Paulo Torezin
Assistentes: Bruno Boschilia e Ivan Carlos Bohn
Quarto árbitro: Adriano Milczvski

Athletico: ​Santos; Dani Bolt (Daniel Cruz), Pedro Henrique, Thiago Heleno e Abner; Christian, Matheus Fernandes (Pablo Siles) e David Terans; Davi Araújo, Jader (Romulo) e Pablo.

Coritiba: ​Alex Muralha; Warley (Matheus Alexandre), Henrique, Luciano Castán e Egídio; Val (Willian Farias), Andrey e Thonny Anderson (Guilherme Biro); Igor Paixão, Alef Manga (Régis) e Léo Gamalho (Clayton).