Palmeiras x Corinthians: o que esperar do clássico paulista
Equipes fazem o último clássico da fase de grupos do Paulistão, no primeiro duelo da história entre Abel Ferreira e Vítor Pereira
Alexandre Schneider/Getty Images
Na próxima quinta-feira (15), às 20h30, irá acontecer o duelo entre Palmeiras x Corinthians. A partida será disputada no Allianz Parque e existe uma grande expectativa em como será o confronto entre dois técnicos portugueses no Paulistão.
Abel já marcou seu nome na história do Verdão enquanto Vítor deixou a torcida do Timão empolgada com apenas dois jogos.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJDa2tYNWI0dyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Por mais que o Palmeiras tenha alterado muito seu time ao longo do Paulistão e seja cedo para determinar como será o Corinthians de Vítor Pereira, alguns números ajudam a dar ao menos uma ideia do tipo de jogo que poderemos ver no clássico.
Com base na postura dos times e em algumas estatísticas ao longo do Paulistão, devemos ter um jogo leal dentro de campo, com poucas faltas e cartões dos dois lados. Confira abaixo alguns itens que ajudam a entender a expectativa para o clássico paulista, com dados do site FootStats.
Propostas diferentes de jogo
Abel ironizou o fato de ser chamado de retranqueiro recentemente. Porém o treinador do Palmeiras gosta de uma forma mais reativa de jogo, buscando os contra-ataques. Não por acaso, o Verdão está invicto e sofreu apenas um gol no Paulistão.
Do outro lado, temos um Vítor Pereira que já deixou claro que busca um jogo mais ofensivo, procurando o ataque. Foi possível ter uma prévia disso tanto contra o São Paulo como principalmente na goleada contra a Ponte Preta. O resultado inclusive deixou o Corinthians com o 2º melhor ataque da competição, um atrás do Red Bull Bragantino. Dessa forma, temos tudo para ver um duelo tático interessante no Allianz Parque.
Weverton pouco exigido
Em algumas situações, um time sofre poucos gols por conta de grandes atuações do seu goleiro. Porém a média de defesas dos goleiros do Palmeiras é de 3,4 por jogo, sendo 0,80 intervenções difíceis. Com isso, o Verdão aparece como o time que menos vê seus arqueiros trabalharem nas partidas.
Fair play dos dois times
O Corinthians segue sendo uma equipe que leva poucos cartões. Apenas 13 jogadores do Timão foram advertidos, um a mais que o Palmeiras, o mais leal do Paulistão. Além disso, os dois times seguem ser ter sequer um jogador expulso em campo.
A equipe alvinegra é a que menos comete faltas (média de 9.9 por jogo), com o time alviverde sendo o 11º neste quesito, com 146 faltas cometidas em 10 jogos.
Corinthians lidera finalizações a gol
A equipe alvinegra finaliza a gol em média 14 vezes por jogo, sendo 42.14% no alvo. É a maior média do Paulistão. Já o time alviverde finaliza em média 13.8 vezes por jogo, porém com uma média inferior de acertos (29.71%).
Corinthians e Palmeiras líderes em dribles
Os dois times se destacam nesse quesito, algo natural pelas características dos jogadores das duas equipes.
O Corinthians tem uma média de 69.25% dribles certos em 117 no total, liderando essa estatística. Por outro lado, o Palmeiras é o 5º neste quesito, com um total de 86 dribles, sendo 66.28% corretos.
Palmeiras em destaque em lançamentos
Ainda de acordo com o estilo mais reativo, de contra-ataques, temos o time de Abel Ferreira como o segundo com 123 lançamentos certos ao todo, uma média de 44.09% por jogo, a maior da competição.
Corinthians controla o jogo
Por fim, citamos a quantidade de passes e posse de bola do Timão. O clube alvinegro fica em média 61,37% do tempo com o controle da bola. E de forma até complementar, o Corinthians é quem mais troca passes dentro de campo, com um percentual de 94.06%.
Mais informações de Palmeiras e Corinthians
O Verdão venceu todos os clássicos que disputou neste ano e pode garantir a primeira colocação geral até mesmo com um empate no clássico.
A única equipe que pode superar o Palmeiras é o Timão, que teria que vencer o dérbi e a partida contra o Novorizontino, além de torcer para que o rival perca para o Red Bull Bragantino na última rodada.
Porém, a equipe treinada por Vítor Pereira perdeu os dois clássicos que disputou neste ano, chegando com um péssimo retrospecto para o duelo.

