Home Futebol Brasileirão tem duas quedas de treinador na 1ª rodada pela primeira vez na história

Brasileirão tem duas quedas de treinador na 1ª rodada pela primeira vez na história

Demissões marcaram a rodada inicial do Brasileirão Série A; Foi a primeira vez que dois técnicos caíram desta forma

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O ciclo de demissões de técnicos no Brasileirão já é comum, mas em 2022 começou de maneira ainda mais surpreendente. Foi a primeira vez que dois técnicos foram demitidos na 1ª rodada da competição.

PUBLICIDADE

O primeiro a ser demitido na noite de domingo (10) foi Alberto Valentim, que anunciou sua própria saída na entrevista coletiva após a derrota por 4 a 0 para o São Paulo, no Morumbi. Ele apontou que seria em comum acordo, mas deixou nas entrelinhas que a decisão teria sido da diretoria rubro-negra.

“Em comum acordo com a diretoria, estou me desligando do clube. Por isso, achei até que viria uma pergunta em relação a isso. Mas é um grupo que trabalha muito forte, um grupo honesto. Tenho certeza que eles vão recuperar. Essa derrota não vai fazer que abale. Vai dar tempo recuperar”, disse o técnico, que também foi demitido na 1ª rodada do Brasileirão 2021, pelo Cuiabá.

PUBLICIDADE

“A gente conversou, o clube achou melhor que o trabalho fosse encerrado aqui. Primeiro, o sentimento de tristeza. Todo mundo sabe que é muito triste. Todo mundo sabe a ligação que eu tenho com o Athletico, uma ligação muito forte desde 1996. Mesmo sabendo que minha vida vai seguir, fica o sentimento de muita tristeza, óbvio, mas de muita gratidão. Foi o primeiro clube que abriu as portas para mim, fui auxiliar em 2012. Eu tinha um sonho de ser treinador do Athletico e ser campeão aqui.”

No fim da noite, o América-MG também confirmou a demissão de Marquinhos Santos por meio de nota oficial. O clube foi derrotado na estreia do Brasileirão por 1 a 0 sobre o Avaí e já havia perdido por 2 a 0 para o Independiente Del Valle, em casa, na estreia da Libertadores.

“O América Futebol Clube comunica a saída do técnico Marquinhos Santos em comum acordo. O Clube agradece os serviços prestados e deseja sucesso em sua sequência de carreira.”

Valentim e Marquinhos demitidos após conquistas

Alberto Valentim foi demitido do Athletico poucos meses após ser o técnico na final da Copa Sul-Americana, quando o Furacão bateu o Red Bull Bragantino e conquistou o bi da competição continental. Em 2022, porém, o time caiu na semifinal do Campeonato Paranaense, para o rival Coritiba, e não vinha de boas atuações.

PUBLICIDADE

Marquinhos Santos, por sua vez, foi o técnico que levou o América-MG à histórica vaga na fase inicial da Copa Libertadores da América. Em 2022, fez Campeonato Mineiro ruim, mas comandou o time nas históricas classificações contra Guaraní-PAR e Barcelona-EQU, na segunda e terceira fase da Libertadores, que levou o Coelho a debutar na fase de grupos. Seu início ruim na competição continental e a derrota para o Avaí, no Brasileirão, porém, foram mais fortes e ele acabou demitido.