Home Futebol Corinthians terá logística de Seleção em estreia da Libertadores na Bolívia; entenda

Corinthians terá logística de Seleção em estreia da Libertadores na Bolívia; entenda

Timão joga hoje (5) contra o Always Ready, às 21h30 (Brasília) na altitude de La Paz, na Bolívia, no mesmo estádio que o Brasil esteve pelas Eliminatórias

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

O Corinthians teve que seguir a logística adotada pela seleção brasileira na última rodada das Eliminatórias para estrear na Libertadores hoje (5), na Bolívia. O planejamento especial previa viagem com antecedência a uma cidade próxima ao Estádio Hernando Siles e foi feito para driblar os efeitos da altitude.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJQQURzcDhvcSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Foi neste mesmo local onde o Brasil atuou, há uma semana, na última rodada da competição que definiu os classificados do continente para a Copa do Mundo no Catar. Na ocasião, os funcionários da CBF e os jogadores viajaram com antecedência a Santa Cruz de La Sierra, que fica a 400 metros acima do nível do mar, e só foi a La Paz no dia da partida.

PUBLICIDADE

Essa agenda, por mais que não dê o devido descanso aos atletas, tem por objetivo diminuir os impactos que a altitude proporciona para o corpo humano. O Estádio Hernando Siles fica a 3.600 metros acima do nível do mar — o ponto mais alto do Brasil é o Pico da Neblina, com 2.993 metros de elevação — e nem é a casa do Always Ready.

Estreia do Corinthians na Libertadores poderia ser ainda mais desafiadora

O encontro pela primeira rodada da fase de grupos da Libertadores só vai acontecer no Estádio El Alto (4.090 metros), que é onde os bolivianos mandam seus compromissos, por um “simples” detalhe: ele não recebe partidas à noite porque não tem sistema de iluminação para dar condições de visibilidade aos jogadores.

PUBLICIDADE

Por sorte, depois desse duelo na Bolívia, o Corinthians não terá mais que enfrentar a altitude, pelo menos nesta etapa da competição. Na semana que vem, recebe em casa — a apenas 760 metros de altitude — o Deportivo Cali, da Colômbia, na Neo Química Arena, e na sequência encerra os jogos de ida contra o Boca Juniors, também no Brasil.