Home Futebol Atlético-MG se posiciona contra final única no Mineiro em 2023

Atlético-MG se posiciona contra final única no Mineiro em 2023

Federação Mineira deve manter regulamento de 2022 e ter final do estadual em jogo único

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

A final do Campeonato Mineiro, marcada para este sábado (2) entre Atlético-MG e Cruzeiro, nem aconteceu, mas já há questões sobre como será a decisão em 2023, o que pode gerar uma ‘rusga’ entre os atleticanos e a Federação Mineira de Futebol (FMF).

PUBLICIDADE

É que a intenção da entidade, segundo o Uol Esporte, é de que o regulamento da decisão, que será nesta temporada em partida única, também  será mantido em 2023 e deverá se a tendência nos próximos anos, segundo as indicações da FMF. Mas isto terá que esbarrar na reprovação do Galo, que vem desde o arbitral da competição.

O Atlético-MG foi o único dos times que disputaram o Mineiro de 2022 a se opor a uma decisão em jogo único. Nos bastidores, os atleticanos veem uma manobra que poderia ‘ajudar’ o grande rival Cruzeiro se este fosse à final (como aconteceu) e que o regulamento da decisão daria vantagens à Raposa, especialmente por evitar que o atual campeão brasileiro pudesse ter benefícios se a final fosse em dois jogos.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ1dk4zVHRQeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A disparidade dos dois elencos também influi para a revolta atleticana neste caso. Se a final fosse em duas partidas, poderia haver uma maior chance do time conquistar o título se o regulamento beneficiasse o Galo, que teve a melhor campanha do que a Raposa. Existe já a movimentação do clube em não querer final única em 2023, mas é o único a não aprovar esta regra.

A FMF pretende manter o jogo decisivo deste modo para o Mineiro de 2023, entendo já um sucesso desta fórmula. Além do lado competitivo, a entidade também aponta o sucesso na venda de ingressos e a repercussão da partida como fatores para manter o regulamento para o próximo ano e a possibilidade de tornar a decisão um evento especial.

“A nossa ideia é transformar esta final num produto comercial, algo agradável ao torcedor. Estamos preparando uma série de novidades, coisas diferentes, para que as pessoas possam ver isso como um evento, não como só um jogo de futebol. A Federação abraçou essa ideia e a gente vê que só se tem a ganhar com o interesse das pessoas, das marcas”, afirmou o diretor de competições da entidade, Leonardo Barbosa.

PUBLICIDADE