Home Futebol Portuguesa é mais uma equipe a aprovar criação da SAF

Portuguesa é mais uma equipe a aprovar criação da SAF

De forma unânime, Conselho Deliberativo da Portuguesa deu seu aval para a criação da Sociedade Anônima de Futebol

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.
PUBLICIDADE

A Portuguesa segue no projeto de reestruturação dentro e fora de campo. Após garantir o retorno à primeira divisão do Paulistão, a Lusa teve aprovada a criação da sua Sociedade Anônima do Futebol (SAF). Com isso, o clube agora irá buscar por investidores para administrar o clube.

Essa aprovação ocorreu na última segunda-feira (18), com aprovação dos 110 membros participantes do Conselho Deliberativo da Portuguesa.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJGSVJ4ZjNrRiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Importância da SAF

O advogado Luiz Henrique Martins Ribeiro, que foi presidente do Tubarão-SC durante quatro anos, um dos primeiros clubes-empresa do futebol brasileiro, e hoje presta consultoria para agremiações que pretendem migrar do modelo associativo para o empresarial, falou sobre o potencial de captação de uma SAF na Lusa.

“É um clube histórico e com uma torcida muito envolvida. Além disso, a agremiação tem um alto engajamento da comunidade. É um time muito querido num grande centro, pois é o segundo de muitos outros torcedores de São Paulo. Outro ponto importante é a questão imobiliária, porque além de ter um belo estádio, bem localizado, pode ser usado para outros eventos, não só para o futebol”, explica o especialista.

De acordo com a proposta da diretoria executiva, o patrimônio imobiliário ainda pertence ao clube e não faz parte da SAF. Antes de todos esses pontos serem tratados pelos conselheiros, o projeto teve aval do COF (Conselho de Orientação e Fiscalização). O Conselho aprovou a mudança do modelo de gestão, com 100% das ações ficando para a Portuguesa.

Luiz Henrique destacou os aspectos positivos deste projeto. “A SAF fará com que haja uma segurança maior no enfrentamento da dívida, seja judicial ou extrajudicial. O mix entre uma boa oportunidade em razão da localização, de investimento imobiliário, com um bom enfrentamento de pendências financeiras e a possibilidade de crescimento de torcida, faz com que o projeto seja atrativo para investidores no futuro”.

PUBLICIDADE